30 de novembro de 2018

O CONCEITO DE MESSIAS: JUDAÍSMO & CRISTIANISMO


Apesar de ambas as religiões usarem a mesma palavra ‘Messias’, os conceitos judaico e cristão são totalmente diferentes

O tema é de importância fundamental: Muita gente, tanto judeus quanto cristãos, acha que a diferença entre o Cristianismo e o Judaísmo quanto ao Messias se resume em aceitar ou não que Jesus tenha sido o Messias prometido. Ou seja: Acham que a questão é tão somente se o Messias já veio ou ainda virá.

29 de novembro de 2018

DOCUMENTÁRIO: NOVOS LARES - A HISTÓRIA DOS JUDEUS EM NILÓPOLIS (RJ)


A maioria dos judeus que viveram em Nilópolis já morreu, alguns foram para Israel e outros se mudaram para Tijuca ou Zona Sul do Rio de Janeiro

A partir de 1920, um grupo de cerca de 300 famílias judias se instalou na cidade de Nilópolis, na Baixada Fluminense, no Estado do Rio de Janeiro. Ali reconstruíram suas vidas em uma colônia, de uma forma muito assemelhada aos Shtetl, aldeias judaicas da Europa oriental, que podem ser muito bem visualizadas na obra do Nobel de literatura Isaac Bashevis Singer.

28 de novembro de 2018

A CORAGEM E HEROÍSMO DE YEHUDIT (JUDITH)


Enquanto ele dormia profundamente, Yehudit puxou a espada do General Holofernes e o decapitou

Durante a ocupação grega da Terra Santa, houve um general grego (Holofernes) especialmente sádico que decretou que qualquer mulher que desejasse se casar tinha de passar uma noite íntima primeiro com ele.

A HISTÓRIA DE CHANUCÁ RESUMIDA


Aquela pequena e única ânfora, contendo azeite somente para 1 dia, durou os 8 dias, conforme comemoramos todos os anos: os Oito Dias de Chanucá

. A Ocupação Síria:

Há mais de 2 mil anos, o rei selêucida Antiochus III governava Israel. A princípio, ele tratava com bondade os judeus e lhes dava alguns privilégios; porém quando os romanos o derrotaram, Antiochus forçou os povos de seu império a fornecerem o ouro necessário para pagar os tributos romanos. Seu filho e sucessor, Seleucus IV, continuou a opressão.
Porém o pior conflito causado pela ocupação síria de Israel veio de dentro, com o crescimento do poder dos judeus "helenistas", que adotaram a cultura grega idólatra. O Cohen Hagadol, Sumo Sacerdote, Yochanan, previu o perigo dessa influência. Enfurecidos por essa oposição, os helenistas tentaram fomentar o conflito entre o Rei Seleucus e Yochanan.

27 de novembro de 2018

QUEM FOI JEZEBEL (אִיזָבֶל)?


Conforme o Livro de Reis, Jezebel foi jogada pela janela do palácio por eunucos e devorada por cães, concretizando a profecia de Elias (Eliahu)

Jezebel (אִיזָבֶל = 'Izevel/'Izavel em hebraico) era filha do rei dos Sidónios Etbaal, tendo o seu casamento com Acabe sido o resultado de uma aliança que tinha como objetivo fortalecer as relações entre Israel e a Fenícia. A sua história é conhecida através do Primeiro Livro de Reis do Antigo Testamento. Sua vida é mostrada no Livro de Reis como a esposa do Rei de Israel, Acab, que se mostrou promíscuo e fraco, deixando-se dominar pela mulher de forte personalidade feminina.

A DINASTIA DO REI BÍBLICO OMRI (עָמְרִי)


Obelisco Negro (detalhe): O Rei Jehu (יְהוּא), descendente de Omri, se prostrando para o Rei Salmaneser III da Asíria e entregando-lhe prata como presente

Omri ou Onri (hebraico: עָמְרִי, ʿOmri; uma forma reduzida do hebraico עָמְרִיָּה, Omriyya, "YHVH é minha vida") foi o sexto rei de Israel Setentrional e fundador de uma nova dinastia - a Dinástia de Omri. Era o comandante-chefe do exército quando Zimri assassinou o Rei Elá e se tornando rei (segundo algumas cronologias, em 885 a.C.). Isso aconteceu no 27.º ano de Asa, Rei de Judá.

25 de novembro de 2018

HOMOSSEXUALISMO: "O QUE SE PASSA NA BARRIGA DO PRÓXIMO?" - PELO RABINO NILTON BONDER DA CJB (RJ)


Grupos marginalizados buscaram resgatar e afirmar sua identidade. Entre estes grupos, os judeus

. Rabino Nilton Bonder: Reflexões sobre a questão da aceitação de rabinos homossexuais pelo Movimento Reformista nos Estados Unidos

"Na sociedade americana, ou melhor, na sociedade americana das grandes cidades, existe uma discussão em marcha sobre a questão da homossexualidade. Não que ela não exista em outras sociedades, mas nesta ela existe não enquanto uma questão teórica. Devido às características desta sociedade, cultua-se um valor de respeito a todas as formas de vida que não ponham em risco os direitos e a integridade de outros cidadãos. Neste contexto, grupos marginalizados buscaram resgatar e afirmar sua identidade. Entre estes grupos, os judeus. Entre estes grupos, os homossexuais. Um conjunto bastante distinto do outro, mas, perante estes valores de respeito, conjuntos semelhantes. Tão semelhantes, que na ausência destes valores ambos os grupos foram perseguidos e compartilharam de campos de concentração.

ADÃO & EVA: SERÁ QUE SÓ UM CASAL SERIA SUFICIENTE PARA SALVAR A ESPÉCIE HUMANA?


Humanos têm capacidade de recuperar suas populações em pouco tempo, segundo estudos, entretanto, a genética não deve ser esquecida

Imaginemos a Terra daqui a cem anos. Suponhamos que os esforços da Humanidade tenham dado errado e um levante de robôs tenha eliminado todos os seres humanos do planeta – um destino previsto por Stephen Hawking em 2014. Mas um casal sobreviveu. Será que ele seria suficiente para repovoar o planeta?