17 de março de 2018

ARTISTA BRASILEIRA DÁ CORES À FOTO DE VÍTIMA DO HOLOCAUSTO


Czesława Kwoka, de 14 anos, foi selvagemente espancada por guardas nazistas instantes antes de ser fotografada (Foto: Marina Amaral)

Essas imagens do Holocausto ainda são pertubadoras. Essa fotografia angustiante de uma adolescente que aguarda a tortura e a morte nas mãos de especialistas nazistas destaca a trágica questão humana do Holocausto. O rosto magro da prisioneira de 14 anos, Czesława Kwoka, retrocede o tempo numa fotografia no campo de concentração em Auschwitz, restaurada este ano pela artista brasileira Marina Amaral.

15 de março de 2018

SEPULTAMENTO JUDAICO: POR QUE É PROIBIDO VER O CORPO DURANTE O FUNERAL?


Depois de cobrir o corpo, ninguém mais pode vê-lo: nem mesmo os próprios filhos, parentes ou amigos

Da mesma forma que existe um modo de vida judaico, existem, também, rituais a serem seguidos por ocasião da morte. Quando morre um judeu, os familiares devem providenciar seu enterro rapidamente. De acordo com as leis mosaicas, o corpo deve ser sepultado logo que for possível, de preferência no mesmo dia da morte e, também, enquanto houver luz natural: 
Seu cadáver não poderá permanecer ali durante a noite, mas tu o sepultarás no mesmo dia (Deuteronômio 21:23)
Enquanto o morto permanecer insepulto, a sua alma não ficará em repouso. Ela só descansará quando o corpo for enterrado. Portanto, adiar o sepultamento, sem motivo justo, é um desrespeito ao morto e uma interferência nos planos do Criador.