16 de março de 2025

HOLOCAUSTO: OS 80 ANOS DA LIBERTAÇÃO DO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DE AUSCHWITZ


 Os nazistas deportaram cerca de 1,3 milhão de pessoas para Auschwitz; 1,1 milhão foram assassinados. Entre eles, 90% eram judeus


Era a tarde do dia 27 de janeiro de 1945 quando tropas soviéticas entraram em Auschwitz. Encontraram cerca de sete mil prisioneiros, 500 deles crianças, doentes e extremamente enfraquecidos. Os nazistas deportaram cerca de 1,3 milhão de pessoas para Auschwitz; 1,1 milhão foram assassinados. Entre eles, 90% eram judeus. O famigerado campo tornou-se símbolo da “Solução Final” perpetrada pela Alemanha Nazista contra o Povo Judeu.

O ANTISSEMITISMO SOB A MÁSCARA DO NACIONALISMO NO BRASIL


Palácio do Catete, localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro (RJ), onde Getúlio Vargas governou o Brasil e cometeu suicídio


Inúmeros são os estudos comprovando que o ideário racista e xenófobo, propagado pela Alemanha nazista, influenciou intelectuais, cientistas e diplomatas brasileiros, como ocorreu durante o governo de Getúlio Vargas (1933-1945), período em que o antissemitismo foi endossado como política secreta de Estado.

DIÁSPORA JUDAICA: JUDEUS DO IRÃ DESDE A ANTIGUIDADE AO SÉCULO 19


Reunião da Federação Zionista no Irã em 1920

Os primeiros judeus chegaram, no início do século 8 a.E.C. (antes da Era Comum) ao planalto iraniano, região já habitada por tribos indo-europeias arianas (medos, ao norte; persas, ao sul, e partos a leste). Foram levados para “cidades da Média”1 (II Reis 17:6) pelos exércitos dos assírios, que, após derrotarem o Reino de Israel, espalharam a população das Dez Tribos pelos quatro cantos de seus domínios.