10 de outubro de 2020

CONFLITO: JUDEUS ETÍOPES: "NÃO JUDEUS" O SUFICIENTE


Um israelense de origem etíope ferido durante um protesto contra o racismo em Tel Aviv (EPA)

A discriminação sempre foi um problema na sociedade israelense - esses protestos mudarão alguma coisa? O jornalista Seth J. Frantzman é comentarista da política do Oriente Médio em Jerusalém.

AS DIFERENTES DENOMINAÇÕES JUDAICAS: A VISÃO DE "ESTADO JUDEU" DE HERZL ERA PARA TODOS OS JUDEUS


Yehoshua-Braverman faz amizade com crianças em Uganda (WZO)

Uma entrevista com Gusti Yehoshua-Braverman, chefe do Departamento de Atividades da Diáspora da WZO. Nos últimos anos, grandes esforços têm sido feitos para alcançar os judeus conservadores e reformistas na diáspora judaica, que por muito tempo foram desprezados por sucessivos governos e parlamentos de Israel, mesmo quando a maioria dos membros dessas duas instituições estatais não eram religiosamente observadores.

ISRAEL PLANEJA RECEBER "IMEDIATAMENTE" MAIS DE 2 MIL JUDEUS ETÍOPES


Cerca de 13 mil judeus etíopes estão na capital, Addis Ababa, e em Gondar, a maioria deles esperando para serem levados para Israel

Addis Ababa, Etiópia - O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu disse ao primeiro ministro da Etiópia que Israel tem a intenção de trazer “imediatamente” cerca de 2.000 judeus etíopes. O anúncio foi feito na sexta-feira (9), após um telefonema com o primeiro-ministro Abiy Ahmed. O escritório de Netanyahu disse que a decisão vem "de seu compromisso com a contínua aliá dos judeus a Israel".

8 de outubro de 2020

AS ORIGENS DO ESTADO MODERNO DE ISRAEL E O CONFLITO COM A PALESTINA



Em 2018, os isralenses celebraram o 70º aniversário da fundação do país judaico, entretanto, os palestinos lamentaram o evento, o considerando "Nakba", ou seja, "catástrofe" em árabe.

6 de outubro de 2020

A INQUISIÇÃO NO BRASIL COLÔNIA


Assim como na metrópole portuguesa, o Brasil Colônia também esteve submetido às observações do Santo Ofício

A Inquisição no Brasil Colônia passou a vigorar a partir da década de 1590, quando o Tribunal do Santo Ofício de Portugal visitou os colonos pela primeira vez. Na prática, a inquisição no Brasil ocorreu por volta da segunda metade do século XVIII, nesse período cerca de 500 pessoas foram acusadas de disseminar o judaísmo.