10 de outubro de 2020

AS DIFERENTES DENOMINAÇÕES JUDAICAS: A VISÃO DE "ESTADO JUDEU" DE HERZL ERA PARA TODOS OS JUDEUS


Yehoshua-Braverman faz amizade com crianças em Uganda (WZO)

Uma entrevista com Gusti Yehoshua-Braverman, chefe do Departamento de Atividades da Diáspora da WZO. Nos últimos anos, grandes esforços têm sido feitos para alcançar os judeus conservadores e reformistas na diáspora judaica, que por muito tempo foram desprezados por sucessivos governos e parlamentos de Israel, mesmo quando a maioria dos membros dessas duas instituições estatais não eram religiosamente observadores.


A alienação dos judeus conservadores e reformistas do judaísmo os afasta automaticamente do sionismo

atual Knesset (Congresso) também não está se esforçando para alcançar a Diáspora Judaica.  Os esforços de divulgação foram feitos por instituições nacionais como a Organização Sionista Mundial, a Agência Judaica, Keren Hayesod, o Fundo Nacional Judaico e outros.

É importante diferenciar entre o parlamento israelense e as instituições nacionais que representam coletivamente o parlamento do povo judeu, disse Gusti Yehoshua-Braverman, chefe do Departamento para Atividades da Diáspora na Organização Sionista Mundial. Considerando que as instituições nacionais são tradicionalmente parte de uma ampla coalizão Israel-Diáspora, o governo e o Knesset parecem estar fomentando a divisão.

Uma defensora apaixonada do pluralismo e do direito de todo judeu de se identificar como judeu e sionista de acordo com suas próprias crenças, Yehoshua-Braverman teme que, se Israel persistir no não reconhecimento de correntes não ortodoxas de judaísmo, e se recusar a aceitar conversões por rabinos não ortodoxos, eventualmente não haverá continuidade judaica na Diáspora. Ela admite que seu ponto de vista foi moldado por sua posição anterior como Diretora Associada do Movimento de Israel pela Reforma e o Judaísmo Progressista.

Nascida em Petah Tikva em uma família secular que frequentava a sinagoga duas vezes por ano nos Grandes Dias Santos, Yehoshua-Braverman lembra que eles iam aos serviços em uma sinagoga ortodoxa, "porque isso era tudo que havia em Petah Tikva naquela época". 

Há alguma confusão entre conservadorismo religioso e conservadorismo político, diz ela. “Tudo é colorido pela política.” O fato de alguém ser conservador ou reformista não os torna menos sionistas, ela afirma, observando que judeus conservadores e reformistas dão grandes somas de dinheiro a Israel para hospitais, pesquisas, universidades e muito mais, sem pedir que os institutos e projetos que eles apóiam deveriam servir apenas aos judeus conservadores e reformistas. 

“Devemos abraçá-los como parte do povo judeu”, ela insiste. “Excluir os judeus reformistas e conservadores da mesa sionista é uma ameaça à continuidade judaica.” Yehoshua-Braverman, que viajou extensivamente pela Diáspora nos pouco mais de 10 anos em que ocupou o cargo, chegou à conclusão de que no mundo judaico existem mais não-ortodoxos do que judeus ortodoxos, e que há algo errado com a minoria tendo hegemonia sobre a maioria.

A alienação dos judeus conservadores e reformistas do judaísmo os afasta automaticamente do sionismo. Não muito tempo atrás, havia uma crença profundamente arraigada de que os israelenses que escolheram viver em outros países além de Israel eram "traidores". Assim como as pessoas que imigram para Israel são consideradas ascendentes e são chamadas de olim, as pessoas que emigram de Israel são chamadas de yordim, o que significa que estão descendo. Um yored costumava ser visto com desprezo, independentemente do fato de que a maioria dos israelenses que viviam no exterior continuavam a se socializar, a falar hebraico entre si, a viver em comunidades agrupadas com outros israelenses e a permanecer fortemente comprometidos com o futuro de Israel.



Num mundo em mudança, o que é mais importante do que a aliyah é construir uma ponte entre Israel e os judeus da Diáspora

Qualquer membro de um movimento jovem sionista na Diáspora que não conseguisse cumprir os objetivos do movimento, que eventualmente faria sua casa permanente em Israel, era tratado da mesma forma com certo desdém, embora a definição de um meio sionista século atrás, e ainda mais recentemente, houve uma pessoa que persuadiu e obteve o dinheiro de uma segunda pessoa a enviar uma terceira para Israel.

Mas, em um mundo em mudança, o que é mais importante do que a aliyah é construir uma ponte entre Israel e os judeus da Diáspora, para manter uma conexão mutuamente dependente e para garantir que os portões de Israel sempre permanecerão abertos para cada pessoa que se identifica como judia, independentemente de que corrente de judaísmo essa pessoa pertence ou se é um judeu não praticante, que sente uma afinidade histórica e cultural com o povo judeu, mas é essencialmente ateu.

“A visão de Herzl do Estado Judeu era para todos os judeus, não apenas para aqueles que viviam em Israel”, declara Yehoshua-Braverman.

Ela reconhece que parte da indiferença ou negativismo que os israelenses sentem em relação aos judeus da Diáspora se baseia na ignorância. A menos que eles realmente passem tempo em comunidades da Diáspora, especialmente as menores, para conhecer as pessoas e se tornarem ativos em eventos comunitários, eles não têm nenhuma noção real sobre a vida judaica da Diáspora.
Por este motivo, o WZO criou um programa especial de voluntariado para jovens pós-exército que vão viver por um certo período de tempo em uma comunidade judaica no exterior. Eles voltam a Israel com uma compreensão muito mais profunda e um ponto de vista diferente, Yehoshua-Braverman diz ao The Jerusalem Report.

Da mesma forma, os judeus da Diáspora, especialmente aqueles que são críticos de Israel, "têm que entender que Israel não é apenas sobre política, embora eles tendam a identificar a separação de denominações e política de Israel como uma", diz ela.

Quanto às relações de Israel com a Diáspora, ela lamenta a tendência geral de Israel de olhar apenas para a América do Norte. “Cada diáspora é diferente”, insiste ela, destacando que cada comunidade da diáspora deve ser tratada pelos seus próprios méritos e em relação às suas próprias necessidades.

A este respeito, ela enfatiza que qualquer que seja o tamanho da comunidade, a educação judaica, com ênfase no sionismo, deve ser uma prioridade.
“Se seguirmos os slogans do passado, vamos perdê-los”, avisa.

Embora ela pareça diferenciar entre sionismo e judaísmo, ela está na verdade aceitando o judaísmo das pessoas em todas as suas expressões múltiplas, e assume como certo que todos os judeus que querem se chamar sionistas são sionistas.

“A quem pertence o sionismo?” ela pergunta. “Não é uma religião. “Sionismo significa que onde quer que você more, você pode ter o sionismo como parte de sua identidade.”

Os israelenses devem respeitar as decisões dos judeus da Diáspora de viver onde quiserem, mas devem fornecer-lhes uma ponte de conexão, declara Yehoshua-Braverman, acrescentando que a relação deve ser baseada no respeito mútuo.
Tendo completado recentemente um mandato de 10 anos, Yehoshua-Braverman espera ser eleita para um segundo mandato. Todos os resultados das eleições serão anunciados no próximo 38º Congresso Sionista Mundial, que será realizado de 20 a 22 de outubro.

Ela está preocupada com a politização do Congresso, que, segundo ela, está saindo de uma coalizão para se tornar divisionista.

“Não podemos permitir que nos separemos”, insiste ela.

Este congresso, que é uma continuação direta do 1º Congresso Sionista convocado pelo visionário sionista Theodor Herzl em Basel, Suíça, em 1897, é a representação mais ampla dos interesses do Povo Judeu e é o órgão de formulação de políticas ideológicas do Movimento Sionista.

Quando foi inicialmente planejado, não houve pandemia, e pensava-se que entre 700 a 1 mil judeus de todo o mundo se reunissem em Jerusalém para a emoção das deliberações. Mas agora, pela primeira vez, vai ser um congresso virtual, com possibilidade de permitir mais observadores do que no passado. Fazer isso seria um meio informal de educar para o sionismo, e também ensinar às pessoas que se consideram sionistas, mais sobre como funcionam os diferentes órgãos do Movimento Sionista.

Mesmo antes da pandemia, o presidente Reuven Rivlin e o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que se pronunciarão cada um no Congresso, tinham considerável prática em videoconferências, mas muito mais no Zoom, já que a pandemia afetou a natureza geral do fórum público.

O que ficará claro para todos os participantes do congresso e observadores, será a afirmação de Yehoshua-Braverman de que "Israel pertence a todo o povo judeu. Todos deveriam ter permissão para expressar opiniões, até mesmo pontos de vista contra a política israelense, desde que mostre sua conexão com o Estado de Israel”.

. Fonte:

https://www.jpost.com/jerusalem-report/herzls-vision-of-the-jewish-state-was-for-all-jews-644610

Nenhum comentário: