10 de outubro de 2020

ISRAEL PLANEJA RECEBER "IMEDIATAMENTE" MAIS DE 2 MIL JUDEUS ETÍOPES


Cerca de 13 mil judeus etíopes estão na capital, Addis Ababa, e em Gondar, a maioria deles esperando para serem levados para Israel

Addis Ababa, Etiópia - O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu disse ao primeiro ministro da Etiópia que Israel tem a intenção de trazer “imediatamente” cerca de 2.000 judeus etíopes. O anúncio foi feito na sexta-feira (9), após um telefonema com o primeiro-ministro Abiy Ahmed. O escritório de Netanyahu disse que a decisão vem "de seu compromisso com a contínua aliá dos judeus a Israel".


Ativistas dizem que o governo de Israel em 2015 se comprometeu a trazer os judeus etíopes restantes para Israel

Cerca de 13.000 judeus etíopes estão na capital, Addis Ababa, e em Gondar, a maioria deles esperando para serem levados para Israel, país que eles chamam de lar. A maioria vive em condições precárias e ameaçou fazer greve de fome se não tiver permissão para viajar para sua "pátria". Muitos dizem que têm familiares que se estabeleceram em Israel.

“Cerca de 250 pessoas partiram para Israel no ano passado, até a chegada do COVID-19. Agora, a viagem parou, mas as autoridades israelenses estão conduzindo entrevistas online ”, disse Nigusie Alemu Eyasu, diretor do programa para a Comunidade de Judeus da Etiópia, à agência de notícias Associated Press.

Ativistas dizem que o governo de Israel em 2015 se comprometeu a trazer os judeus etíopes restantes para Israel. Em 1991, enquanto a Etiópia estava em meio à uma guerra civil, Israel realizou a dramática "Operação Salomão", transportando cerca de 14.500 judeus etíopes em menos de 2 dias.

Os judeus etíopes são frequentemente referidos na Etiópia como “Falashas”, uma palavra depreciativa que se traduz em “estranhos” ou “migrantes”.

. Fonte:

Elias Meseret - 10 de outubro de 2020, 4h08 EDT

https://www.yahoo.com/news/israel-immediately-bring-over-2-080834173.html

Nenhum comentário: