27 de outubro de 2018

ANTISSEMITISMO: SOBE PARA 11 O NÚMERO DE MORTOS EM ATAQUE À SINAGOGA NOS EUA


A congregação Árvore da Vida (Etz Chaim) foi fundada há mais de 150 anos e em 2010 se fundiu com a Or L'Simcha (Luz para a Alegria)

EUA - Um homem abriu fogo neste sábado (27), durante cerimônia do shabat na sinagoga Árvore da Vida, na cidade americana de Pittsburgh, deixando 11 mortos e 6 feridos antes de ser detido, informou o diretor de segurança pública da cidade.
"Houve 11 mortos no tiroteio", disse o diretor de segurança pública, Wendell Hissrich, durante coletiva de imprensa, acrescentando que não há crianças entre os mortos. "Houve também seis feridos, entre eles quatro policiais", acrescentou.

25 de outubro de 2018

O TÚMULO DE RACHEL - KEVER RACHEL


Segundo o Midrash, a 1ª pessoa a rezar no túmulo de Rachel foi seu filho mais velho, Yossef, que tinha apenas 7 anos quando a mãe faleceu

O túmulo de Rachel está localizado na cidade de Bethlehem, ao sul de Jerusalém. Durante séculos, esteve numa estrada deserta, e os descendentes de Rachel o visitavam para abrir o coração à ela – a mãe que habita um túmulo solitário à beira do caminho a fim de estar ali para seus filhos sofredores. Rachel é uma contínua fonte de consolo aos seus filhos – rezando por eles e pedindo o cumprimento da Divina promessa da volta dos seus filhos à Terra Prometida.

24 de outubro de 2018

DOCUMENTÁRIO NOVOS LARES: JUDEUS EM NILÓPOLIS (RJ)


A cidade de Nilópolis era uma antiga fazenda loteada, a uma hora de trem (30 km) da capital fluminense, e foi para lá que cerca de 300 famílias judias rumaram

Em 2009, a Academia Brasileira de Letras (ABL) e a Federação Israelita do Rio de Janeiro (FIRJ) convidou para a exibição do filme "Novos Lares - Judeus em Nilópolis", com direção de Radamés Vieira, que aconteceu no dia 12 de agosto, no Teatro R. Magalhães Jr.

21 de outubro de 2018

IMPASSE: JUSTIÇA BRITÂNICA "DECIDE" QUEM É JUDEU


A Jews’ Free School é uma escola pública britânica, mas a lei lhe confere o direito de dar preferência a alunos judeus

A Justiça britânica considerou, em decisão tomada em dezembro de 2009, que ser judeu não é somente (ou não necessariamente) ser filho de mãe judia. A interpretação foi dada no caso de um menino que teve negada sua matrícula numa escola judaica de Londres, a Jews’ Free School. Segundo a direção da escola, que respeita a visão ortodoxa do judaísmo, é exclusivamente a matrilinearidade ortodoxa que define a condição judaica – e a mãe do menino não é judia de nascimento, mas convertida na ala reformista do Judaísmo.

CEMITÉRIO VILA ROSALI (NOVO) EM SÃO JOÃO DE MERITI - RJ


Este cemitério fica na mesma rua do Cemitério de Vila Rosali Velho, praticamente um de frente para o outro

O Cemitério de Vila Rosali Novo é um dos dois cemitérios administrados pela Chevra Kadisha do Rio de Janeiro no bairro. Adquirido pela Chevra Kadisha em 1945, só começou a ser usado efetivamente em 1967 e hoje ainda se realizam novos sepultamentos neste local.