21 de outubro de 2018

IMPASSE: JUSTIÇA BRITÂNICA "DECIDE" QUEM É JUDEU


A Jews’ Free School é uma escola pública britânica, mas a lei lhe confere o direito de dar preferência a alunos judeus

A Justiça britânica considerou, em decisão tomada em dezembro de 2009, que ser judeu não é somente (ou não necessariamente) ser filho de mãe judia. A interpretação foi dada no caso de um menino que teve negada sua matrícula numa escola judaica de Londres, a Jews’ Free School. Segundo a direção da escola, que respeita a visão ortodoxa do judaísmo, é exclusivamente a matrilinearidade ortodoxa que define a condição judaica – e a mãe do menino não é judia de nascimento, mas convertida na ala reformista do Judaísmo.


Segundo a direção da Jews' Free School, que segue a visão ortodoxa do Judaísmo, é somente a matrilinearidade ortodoxa que define a condição judaica de um indivíduo

A Jews’ Free School é uma escola pública, mas a lei lhe confere o direito de dar preferência a alunos judeus. No entanto, a questão sobre quem é judeu, central na identidade judaica desde pelo menos o século XV – quando o judeu começou a ser apontado como tal mesmo que se convertesse ao cristianismo – sempre foi objeto de intenso debate. Ao determinar a matrilinearidade como pilar do judaísmo, a ortodoxia reforçou a interpretação de que a identidade judaica não é basicamente religiosa.
No caso do menino britânico cujo pleito foi aceito pela Justiça, o pai é judeu de nascimento, e a ala reformista do judaísmo aceita a linhagem paterna para determinar quem é judeu. Desse modo, a Justiça considerou que o menino é judeu e pode ser matriculado.
David Lightman, cuja filha foi preterida na Jew’s Free School porque sua mulher é judia convertida, disse ao New York Times que a política da escola é absurda – ao fim e ao cabo, acaba aceitando judeus filhos de ateus e fechando a porta a filhos de judeus que, embora convertidos, são fiéis praticantes. E completou:

“Deus saberá lidar com isso. Ele já é bem grandinho. Ele pode decidir quem é judeu e quem não é”, concluiu David Lightman, o pai da criança no centro do impasse

. Fonte:    

Marcos Guterman - 16 Dezembro 2009

https://politica.estadao.com.br/blogs/marcos-guterman/justica-britanica-decide-quem-e-judeu/

Nenhum comentário: