21 de outubro de 2018

CEMITÉRIO VILA ROSALI (NOVO) EM SÃO JOÃO DE MERITI - RJ


Este cemitério fica na mesma rua do Cemitério de Vila Rosali Velho, praticamente um de frente para o outro

O Cemitério de Vila Rosali Novo é um dos dois cemitérios administrados pela Chevra Kadisha do Rio de Janeiro no bairro. Adquirido pela Chevra Kadisha em 1945, só começou a ser usado efetivamente em 1967 e hoje ainda se realizam novos sepultamentos neste local.

Este cemitério fica na mesma rua do Cemitério de Vila Rosali Velho, praticamente um de frente para o outro. Sendo este o segundo cemitério fundado pela instituição, o Cemitério de Vila Rosali Novo foi inaugurado para atender à demanda de novos espaços para sepultamento.


O Cemitério de Vila Rosali Velho foi o primeiro cemitério judaico fundado no Rio de Janeiro no começo do século passado

. Cemitério Vila Rosali (Velho):

Em Vila Rosali encontra-se o cemitério mais antigo administrado pela Chevra Kadisha do Rio de Janeiro. O Cemitério de Vila Rosali Velho foi adquirido em 1920 e inaugurado no ano seguinte e ainda hoje é uma referência da comunidade judaica no Grande Rio. Neste cemitério encontra-se também o Memorial das Vítimas do Holocausto.
Este cemitério fica quase em frente ao Cemitério de Vila Rosali Novo. O Cemitério de Vila Rosali Velho foi o primeiro cemitério judaico fundado no Rio de Janeiro no começo do século passado. Posteriormente os outros dois cemitérios administrados pela Chevra Kadisha do Rio de Janeiro foram inaugurados para atender à demanda por novos espaços para sepultamento.


Sua inauguração foi em 1986, no município de Belford Roxo (RJ), e hoje conta com aproximadamente 3.200 túmulos, mas se encontra em constante expansão

. Cemitério de Vilar dos Teles:

Localizado no município de Belford Roxo, no Grande Rio, este cemitério é o mais novo cemitério administrado pela Chevra Kadisha. Sua inauguração foi em 1986 e hoje conta com aproximadamente 3.200 túmulos, mas se encontra em constante expansão.


A Chevra Kadisha foi fundada há quase 100 anos, sendo que o primeiro túmulo data de 1920

. A Chevra Kadisha:

A Associação Religiosa Israelita Chevra Kadisha é constituída de sócios entre os membros da comunidade judaica do Rio de Janeiro, e foi fundada há quase 100 anos, sendo que o primeiro túmulo data de 1920. O principal objetivo é prover sepultamento aos membros da comunidade judaica, segundo os rituais da tradição (Chessed shel Emet) sempre de acordo com a ortodoxia da religião judaica, e secundariamente contribuir para obras assistenciais, culturais e educacionais.
A Associação é gerida por um Conselho Diretor e uma Diretoria Executiva, eleitos pelos sócios a cada 3 anos. Os estatutos da Associação seguem o rito ortodoxo do judaísmo através da orientação do Shulcham Aruch, que é uma compilação das regras de conduta judaica – a Halachá, baseada no sistema legal judaico pós bíblico, ou seja no Midrash, na Misnáh e no Talmud.

. Fontes:

http://www.chevrakadisha.com.br/cemiterios/cemiterio-vila-rosali-velho/

Nenhum comentário: