20 de outubro de 2018

7 CURIOSIDADES QUE VOCÊ NUNCA IMAGINOU SOBRE OS JUDEUS


Pessoas convertidas ao judaísmo foram incluídas no povo judeu e judeus convertidos à outras religiões foram excluídos do povo judeu durante séculos

Um judeu é um membro do grupo étnico e religioso originando nas Tribos de Israel ou hebreus do Antigo Oriente. O grupo étnico e a religião judaica, a fé tradicional na nação judia, são fortemente inter-relacionados, e pessoas convertidas ao judaísmo foram incluídas no povo judeu e judeus convertidos à outras religiões foram excluídos do povo judeu durante séculos.
Bom, poucas pessoas sabem sobre os judeus, sobre os seus costumes, sobre as tradições, e  resolvemos fazer essa matéria com alguns fatos sobre os judeus. Então, caros leitores, confiram agora a nossa matéria com as 7 curiosidades que você nunca imaginou sobre os judeus:


1 - A cerimônia de casamento:

O casamento judaico, normalmente, é conduzida pelo "rabino" e pelo "razan", mas, diferente do casamento cristão, qualquer judeu sábio, ou seja, os homens mais velhos e com mais experiência na comunidade, podem celebrar um casamento.


2 - Judias podem usar maquiagem!

Muitas pessoas acham que as judias não podem usar maquiagem, mas isso dependendo da comunidade, algumas podemos ver tons mais neutros ou mais fortes de maquiagem. O tom da maquiagem não tem muito a ver com o grupo religioso, tem a ver com a comunidade. Por exemplo, uma "chassidica" (Judia ortodoxa) que mora em um bairro onde todas as mulheres usam maquiagem escura, como um batom escuro por exemplo. Mas se ela se mudar para um bairro onde todas as mulheres usam maquiagem clarinha, ela vai adotar o costume daquela comunidade.


3 - Copo despedaçado:

Um dos símbolos mais marcantes em uma celebração de casamento judaico é a quebra do copo pelo noivo, em que todos convidados gritam Mazel Tov (que significa: sorte). O noivo quebra esse copo que é colocado no chão para recordar a destruição do antigo Templo de Jerusalém, além de proporcionar ao casal sua identidade de povo judeu.


4 - Como assim, os judeus mataram Cristo?!

Segundo a historiadora Maria Luiza Tucci Carneiro, da Universidade de São Paulo (USP), que lançou um livro com o título "Dez mitos sobre judeus", publicado pela Ateliê Editorial, essa é uma das tradicionais acusações que integram o breviário do antissemismo cristão e popular. A verdade, como afirma em sua obra, é que o mito serviu, inicialmente, aos propósitos dos pioneiros do Cristianismo. "Há uma incitação de ódio com esses mitos, e continuo percebendo ao longo da pesquisa que eles persistem ao longo dos séculos e hoje circulam pela internet", coloca a autora.

“Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade” - Paul Joseph Goebbels foi o ministro da Propaganda de Adolf Hitler na Alemanha Nazista, exercendo severo controle sobre as instituições educacionais e os meios de comunicação.



5 - Quais os livros sagrados dos judeus?

A Torá ou Pentateuco de acordo com os judeus, é considerado o livro sagrado que foi revelado diretamente por Deus. Fazem parte da Torá: Gênesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronômio. O Talmude é o livro que reúne muitas tradições orais em 4 livros: Mishnah, Targumin, Midrashim e Comentários.


6 - Rituais e símbolos judaicos:

Os cultos judaicos são realizados num templo chamado de sinagoga (Beit Ha'Knesset, em hebraico) e são comandados por um sacerdote conhecido por rabino. O símbolo sagrado do judaísmo e o menorá, candelabro com sete braços. Entre os rituais, podemos citar a circuncisão dos meninos (aos 8 dias de vida) e o Bar Mitzvah, que representa a iniciação na vida adulta para os meninos e a Bat Mitzvah para as meninas (aos 12 anos de idade).
Os homens judeus usam kippah, um pequena touca, que representa o respeito a Deus no momento das orações. Nas sinagogas, existe uma arca, que representa a ligação entre Deus e o Povo Judeu. Nessa arca são guardados pergaminhos sagrados da Torá.


7 - As judias raspam a cabeça quando casam?

Isso depende do grupo judaico ao qual ela pertence. Alguns grupos ortodoxos provenientes da Europa mantem esse costume de que a mulher raspe os cabelos da cabeça quando se casa e dai passa a usar uma cobertura para a cabeça, seja peruca ou "tichel". No entanto, essa prática esta sendo questionada mais e mais por mulheres que pertencem a tais grupos judaicos e algumas se recusam a manter a tradição. E aí amigos, já sabiam de todas essas curiosidades sobre os judeus?

. Fontes:

Por Mateus Graff em História: 25/08/16

https://www.fatosdesconhecidos.com.br/7-curiosidades-que-voce-nunca-imaginou-sobre-os-judeus/

https://kdfrases.com/frase/128146

Nenhum comentário: