23 de junho de 2020

RAÍZES JUDAICAS DO SOBRENOME "FERREIRA" (פריירה, EM HEBRAICO)


O brasão da família Ferreira em Portugal

O nome de família Ferreira (פריירה, em hebraico) remonta ao século 11 na Península Ibérica. Sobrenome de origem portuguesa, que pode ser classificado tanto como toponímico, ou seja a origem indica um lugar onde há ferro, mina ou jazida de ferro, quanto relativo a profissão de ferreiro que poderia dar origem a uma alcunha, passando depois ao nome familiar Ferreira, não conta seguramente com uma única origem comum. Ao longo da historia, muitos judeus adotaram o sobrenome Ferreira, pois trabalhavam como ferreiros.

22 de junho de 2020

CARNAVAL CARIOCA 2018: PORTELA ABORDOU A IMIGRAÇÃO DE JUDEUS AO BRASIL


A liberdade da águia foi um dos conceitos abordados na primeira parte da campeã do Grupo Especial de 2017

“Minha gente, se prepare/Que essa história vale a pena/Tome assento, se acomode/E vejam quem entra em cena/E quem sai, e onde se passa,/ Onde termina, ou começa,/De onde vem ou se destina”.

É desse jeito que a carnavalesca Rosa Magalhães fEz o convite para o público acompanhar o desfile da Portela em 2018, com o enredo De Repente de Lá Pra Cá e Dirrepente de Cá Pra Lá . A escola foi a segunda a entrar na Marquês de Sapucaí na segunda-feira (12) e levou para a passarela do samba a “vida incerta de imigrantes” judeus, conforme o texto de apresentação do enredo.