10 de setembro de 2021

DO PÓ VIESTE E AO PÓ RETORNARÁS: A ALMA E A VIDA APÓS A MORTE. PARA ONDE VAMOS DAQUI?


A vida vive, a vida não pode morrer assim como a morte não pode viver. A alma é um ser vivo que entra em um corpo e o corpo toma emprestado a vida da alma

O que acontece depois que vivemos; existe vida após a morte? O que o judaísmo fala sobre isso? Não há espaço para debates e conjunturas sobre opiniões pessoaismas vamos procurar saber o que a Torá tem a nos dizer sobre esse assunto; o que sabemos?

MORASHÁ (TRADIÇÃO): OS RITUAIS DE UM ENTERRO JUDAICO


Anunciada a morte de um judeu, a primeira providência da família é comunicar o Chevra Kadisha, grupo de voluntários que orienta e realiza todos os procedimentos funerários

Cuidado e respeito com aquele ou aquela que acaba de morrer são atitudes tomadas em todas as religiões. Entretanto, os rituais pós-morte em algumas delas elevam o zelo com o falecido e preservam tradições distintas e até curiosas. É o caso do Judaísmo e suas leis mosaicas, que conservam, há milênios, os mesmos procedimentos no momento da despedida.

9 de setembro de 2021

"POLACAS": MULHERES DO LESTE EUROPEU OBRIGADAS A SE PROSTITUIR NO RIO DE JANEIRO, POR THIAGO GOMIDE


Principalmente depois de 1850, com a nova aristocracia do café, a prostituição ganhou novos capítulos no Brasil

Conheça a história das mulheres que vieram traficadas do leste europeu para serem prostitutas no Brasil. No bairro de Inhaúma, na Zona Norte da capital fluminense, há um Cemitério Israelita criado por elas. 

Termos iídiches que deram a palavras até hoje usadas. Expressões usadas pelas polacas judias deram origem a palavras hoje muito populares no Brasil. Quando suspeitavam que um cliente tinha doença venérea, diziam ein krenke (“doente”, em iídiche), que acabou se transformando em “encrenca”. O iídiche é muito próximo do alemão. (krank significa "doente" em alemão).E, quando a polícia dava incertas nos bordéis, elas gritavam sacana (“polícia”) – que virou “sacanagem”.