14 de fevereiro de 2019

SINAGOGA ISRAELITA BRASILEIRA (BAIRRO MOOCA) - SÃO PAULO


Os templos judaicos na capital paulista não se fazem presentes apenas em Higienópolis e Bom Retiro. Eles também estão em outros bairros como a Mooca

A diversidade religiosa do Brasil é refletida também no cotidiano de sua maior cidade, São Paulo. Todas as grandes religiões mundiais estão bem representadas por aqui, como também as menos conhecidas. Uma que se faz presente de maneira ampla na capital paulista é o judaísmo. E os templos judaicos não se fazem presentes apenas em Higienópolis e Bom Retiro. Eles também estão em outros bairros como a Mooca. 

CONGREGAÇÃO ISRAELITA PAULISTA (CIP)


Congregação Israelita Paulista (CIP)

Depois que a CIP filiou-se à FISESP, em 1952, a entidade passou a se concentrar na realização de um velho sonho: a construção da nova sede. Após adquirir o terreno no bairro de Cerqueira César, foi aberto um concurso para o projeto arquitetônico do prédio. O arquiteto Henrique Mindlin venceu com um projeto moderno, que já era utilizado em algumas congregações norte-americanas.

12 de fevereiro de 2019

A RESISTÊNCIA JUDAICA DURANTE O HOLOCAUSTO


A pergunta muitas vezes feita é por que estes judeus não resistiram? Por que não lutaram? Por que se deixaram levar “como ovelhas”? 

Recentemente os historiadores passaram a considerar o número de judeus brutalmente assassinados pelo Terceiro Reich em torno de 7milhões – e não mais 6 milhões. A pergunta muitas vezes feita é por que estes não resistiram? Por que não lutaram? Por que se deixaram levar “como ovelhas”? Quem pergunta tem a objetividade do tempo transcorrido desde então e nenhuma vivência pessoal de um horror que a mente humana não consegue assimilar. Mas a pergunta precisa ser respondida.

10 de fevereiro de 2019

O QUE ACONTECEU COM A PRINCESA BATIÁ? A MÃE ADOTIVA DE MOISÉS NO EGITO


A princesa Batiá adotou o Profeta Moisés no Egito Antigo

Foi Bátia, filha do Faraó do Egito, que salvou e adotou Moisés quando ele era ainda um bebê. Qual foi sua recompensa por ter salvado a vida do maior profeta de todos os tempos?

CURIOSIDADES: O MÊS HEBRAICO "ADAR" NA HISTÓRIA JUDAICA


A praga da escuridão no Egito ocorreu no primeiro dia do mês hebraico de Adar, no ano de 1313 AEC

No dia 3 do mês hebraico de Adar, no ano de 3412 (349 AEC), o Segundo Templo Sagrado de Jerusalém – o Beit HaMikdash – foi inaugurado. A construção do Segundo Templo, liderada por Ezra, durou 4 anos.