4 de outubro de 2019

LIÇÕES PARA OS 7 DIAS DE SUCOT (סוכות‎ ou סֻכּוֹת) - A FESTA DOS TABERNÁCULOS


As Sucot (plural de Sucá) – cabanas frágeis e temporárias – fazem-nos recordar nossa total dependência do Todo Poderoso

A festa de Sucot se inicia no 15o dia do mês judaico de Tishrei – cinco dias após Yom Kipur. Durante os sete dias dessa festa, habitamos em uma cabana chamada Sucá (daí o nome da festa), onde fazemos nossas refeições e executamos as demais atividades – como estudar a Torá e desfrutar da companhia da família e amigos–, algo que normalmente faríamos em casa. Durante a semana de Sucot, a Sucá passa a ser nosso lar – havendo, mesmo, quem tenha o costume de nela dormir.

2 de outubro de 2019

10 ENSINAMENTOS PARA OS DEZ DIAS DE TESHUVÁ (תשובה)


Os Yamim HaNorayim (“Dias Temíveis”) são, pois, uma época de profunda introspecção

Os Dez Dias de Teshuvá (תשובה), também conhecidos como os Yamim HaNorayim (“Dias Temíveis”), iniciam-se em Rosh Hashaná – o Ano Novo Judaico – e terminam no final de Yom Kipur. O Talmud ensina que esses dez dias constituem um período de julgamento Divino. Os Yamim HaNorayim são, pois, uma época de profunda introspecção que deve ser dedicada a orações, exame de consciência e tomada de boas resoluções.

YOM KIPPUR (יום כיפור) - O DIA MAIS SAGRADO DO JUDAÍSMO


Yom Kipur (יום כיפור) é o Shabat dos Shabatot e, portanto, todo trabalho profano deve cessar e todas as leis do Shabat devem ser respeitadas

O Yom Kipur (יום כיפור), o dia do perdão, é o dia mais sagrado no calendário judaico. Trata-se de um dia de jejum, introspecção e autoanálise, durante o qual confessamos nossos pecados e oramos por um ano bom e doce.