23 de fevereiro de 2019

A FACE DE D'US


“D'us fala a Moshê face a face, assim como uma pessoa conversa com um amigo íntimo” (Shemot 33:12)

Há algumas coisa sobre a parashá dessa semana da Torá que sempre me tocou de maneira muito poderosa. Ela contém talvez a descrição mais íntima que você jamais vai encontrar sobre a interação de um ser humano com D'us. “D'us fala a Moshê face a face, assim como uma pessoa conversa com um amigo íntimo” (Shemot 33:12). Essa pode ser a forma mais próxima que jamais veremos da intimidade de um ser humano com D'us.

A LUZ QUE IRRADIAVA DO ROSTO DE MOISÉS


Ao subir no Monte Sinai, a natureza humana de Moshê transformou-se na natureza dos anjos

 Quando Moshê subiu ao céu para receber a Tora, esteve ali quarenta dias e quarenta noites, a Torá conta: “pão não comeu e água não bebeu”. Pode-se perguntar: “É possível algo assim?” Maimônides que determinou as leis de juramento, diz que é impossível sobreviver mais de sete dias sem comer e se a pessoa jura que não comerá por sete dias, deve considerar este juramento em vão!

21 de fevereiro de 2019

ANTISSEMITISMO ATINGE NOVOS NÍVEIS NA FRANÇA: O PAÍS ABRIGA A MAIOR COMUNIDADE JUDAICA NA EUROPA


Cemitério israelita vandalizado na França

O antissemitismo em França atingiu os seus piores níveis desde a 2ª Guerra Mundial, segundo disse o presidente Emmanuel Macron aos líderes na comunidade judaica na passada quarta-feira (20), depois de centenas de pessoas terem manifestado o seu ultraje perante o aumento de crimes de ódio no país, de acordo com o jornal britânico The Guardian. A proposta de Macron é que o governo francês adote a definição de "antissemitismo" da Aliança Internacional de Memória do Holocausto e deve ainda propor uma lei para reduzir os discursos de ódio que circulam no espaço online. Estas medidas auxiliariam na orientação das forças policiais, magistrados e professores no seu trabalho diário, de acordo com o líder francês.

TRUDEAU PEDE DESCULPAS POR CANADÁ TER RECUSADO RECEBER JUDEUS EM FUGA DOS NAZISTAS EM 1939



Em ato simbólico, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, anunciou esta quarta-feira (20) que ia ao parlamento apresentar desculpas oficiais

Há 30 anos que os dirigentes canadenses apresentam desculpas oficiais aos descendentes de numerosas comunidades étnicas do Canadá vítimas de discriminação, como os japoneses ou ucranianos. O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, anunciou esta quarta-feira (20) que ia ao parlamento apresentar desculpas oficiais pela recusa do Canadá de acolher, em 1939, centenas de judeus alemães que fugiam do regime nazista.

INTOLERÂNCIA: CEMITÉRIO JUDEU É VANDALIZADO HORAS ANTES DE PROTESTO CONTRA ANTISSEMITISMO NA FRANÇA



Foram desenhadas suásticas e frases antissemitas em azul e amarelo em 90 túmulos, e no portões que circundam a área do cemitério em Quatzenheim, perto de Estrasburgo

Um cemitério na França foi vandalizado na segunda-feira (18), poucas horas antes de uma manifestação no país contra o antissemitismo. Os danos foram descobertos um dia depois, os quais a autarquia de Baixo-Reno descreveu como um ato "antissemita odioso" e mostrou o seu "total apoio à comunidade judaica, que foi novamente alvo" de uma manifestação de ódio.

17 de fevereiro de 2019

A LAVAGEM RITUAL DAS MÃOS NO JUDAÍSMO (NETILAT YADAYIM)



No judaísmo, as atividades preparatórias são tão importantes, se não mais do que a própria ação

. Preparação da Mitsvá:

Leva apenas um minuto para acender as velas do Shabat no horário. Demora menos de cinco minutos para colocar tefillin em si mesmo. E leva menos de meia hora para comer uma refeição de Shabat. No entanto, todas as mitsvot exigem muita preparação com antecedência. No judaísmo, as atividades preparatórias são tão importantes, se não mais do que a própria ação. Os cohanim (sacerdotes) executavam várias atividades por todo o Templo, cumprindo assim muitas mitsvot. No entanto, como ato preparatório para começar seu trabalho, lavavam as mãos e os pés no kior, uma espécie de torneira.

A ORTODOXIA JUDAICA E O APERTO DE MÃOS ENTRE HOMENS E MULHERES


“Chegar perto” significa qualquer tipo de contato físico que poderia levar à transgressão

. Pergunta:

O que ocorre com homens e mulheres ortodoxos e o aperto de mão? Minha família e eu outro dia nos encontramos com um rabino ortodoxo e sua esposa. Percebi que o rabino trocou um aperto de mão comigo, mas não com minha esposa, e que sua mulher apertou a mão de minha esposa, mas não a minha. Qual é o problema sobre homens e mulheres trocando apertos de mão? Um aperto de mão não é apenas um aperto de mão?