21 de fevereiro de 2019

INTOLERÂNCIA: CEMITÉRIO JUDEU É VANDALIZADO HORAS ANTES DE PROTESTO CONTRA ANTISSEMITISMO NA FRANÇA



Foram desenhadas suásticas e frases antissemitas em azul e amarelo em 90 túmulos, e no portões que circundam a área do cemitério em Quatzenheim, perto de Estrasburgo

Um cemitério na França foi vandalizado na segunda-feira (18), poucas horas antes de uma manifestação no país contra o antissemitismo. Os danos foram descobertos um dia depois, os quais a autarquia de Baixo-Reno descreveu como um ato "antissemita odioso" e mostrou o seu "total apoio à comunidade judaica, que foi novamente alvo" de uma manifestação de ódio.



Uma das sepulturas estava vandalizada com a expressão Elsässisches Schwarzen Wölfe, que se traduz como "Os Lobos Negros da Alsácia"

Segundo a France Presse, foram desenhadas suásticas e frases antissemitas em azul e amarelo em 90 túmulos, e no portões que circundam a área do cemitério em Quatzenheim, perto de Estrasburgo. Uma das sepulturas estava vandalizada com a expressão Elsässisches Schwarzen Wölfe, que se traduz como "Os Lobos Negros da Alsácia", numa possível referência ao grupo de nacionalistas e separatistas alemão que esteve ativo nas décadas de 70 e 80 e lutou pela liberdade da região.
O ministro do Interior francês, Christophe Castaner, disse de manhã que o presidente Emmanuel Macron iria visitar hoje o cemitério, antes de se descolar para visitar o Memorial de Shoah, o museu do Holocausto, em Paris. O Ministério Público de Estrasburgo abriu uma investigação sobre o incidente.
Os últimos dados do ministério do Interior francês revelam que os ataques antissemitas no país aumentaram em 74% em 2018: registaram-se 541 incidentes, mais 47% do que em 2017 (311).


Os ataques antissemitas no país aumentaram em 74% em 2018: registaram-se 541 incidentes, mais 47% do que em 2017 (311)

"O antissemitismo é a negação da República, tal como atacar eleitos ou instituições é também negá-la. Seremos implacáveis contra quem cometer este tipo de crimes", declarou Macron , que se apresenta contra a possibilidade destes atos serem criminalizados na França. "Penso que penalizar o antissemitismo não é uma boa solução", disse Macron esta terça-feira (19). "Isso não nos faz estar juntos, ser uma República. Construir a República é educar, formar", argumentou.

. Fonte:

https://www.sabado.pt/mundo/europa/detalhe/cemiterio-judeu-vandalizado-horas-antes-de-protesto-contra-antissemitismo-em-franca

Nenhum comentário: