17 de fevereiro de 2019

A LAVAGEM RITUAL DAS MÃOS NO JUDAÍSMO (NETILAT YADAYIM)



No judaísmo, as atividades preparatórias são tão importantes, se não mais do que a própria ação

. Preparação da Mitsvá:

Leva apenas um minuto para acender as velas do Shabat no horário. Demora menos de cinco minutos para colocar tefillin em si mesmo. E leva menos de meia hora para comer uma refeição de Shabat. No entanto, todas as mitsvot exigem muita preparação com antecedência. No judaísmo, as atividades preparatórias são tão importantes, se não mais do que a própria ação. Os cohanim (sacerdotes) executavam várias atividades por todo o Templo, cumprindo assim muitas mitsvot. No entanto, como ato preparatório para começar seu trabalho, lavavam as mãos e os pés no kior, uma espécie de torneira.



Cada parte do corpo tem um componente espiritual, mas nenhuma parte é tão única quanto as mãos

O Kior é o último artigo listado na Torá a ser construído, mas era o primeiro a ser usado no serviço diário do Templo. Às vezes, o que é mais importante é colocado por último, como nossos sábios ensinaram que o que vem por último é muito precioso perante D’us. Aos olhos divinos, nosso esforço é o mais precioso. O esforço está em nosso controle, enquanto que os resultados estão nas mãos de D’us.

. Grande Potencial:

Cada parte do corpo tem um componente espiritual, mas nenhuma parte é tão única quanto as mãos. Quando acordamos pela manhã, nossas mãos precisam ser lavadas para eliminar a impureza espiritual. A Cabalá explica que as forças negativas gostam de encontrar-se onde há um potencial para uma grande elevação espiritual. As mãos carregam esse potencial e, portanto, precisam ser lavadas antes de qualquer forma de serviço espiritual. Se alguém for rezar, comer uma refeição, manter relações matrimoniais, ou entrar em uma sinagoga, as mãos devem ser lavadas de uma certa maneira.

A maioria das mitsvot que fazemos são com nossas mãos, enfatizando assim seu grande potencial. Quando os cohanim abençoam a nação, eles elevam suas mãos e abrem seus dedos de uma forma única e especial.


Lavar as mãos em todos os casos acima mencionados eleva nosso estado espiritual

Na mitsvá de recitar a bênção sobre a chalá, podemos ver o poder das mãos. O mais sagrado dos nomes divinos é soletrado Yud-Heh-Vav-Heh. É este nome que formamos na chalá. O pequeno corte tem a forma de um Yud, uma pequena linha. Os cinco dedos em cada uma de nossas ambas mãos que seguram a chalá são os dois Hehs (cujo valor numérico é 5). E a chalá em si possui a forma de um Vav, uma linha reta entre os dois Hehs. Assim, ao segurarmos a chalá formamos o nome sagrado de D’us.

Lavar as mãos em todos os casos acima mencionados eleva nosso estado espiritual. Que mereçamos através de nosso ato de lavar as mãos e a mitsvá que vem após esse ato, viver a reconstrução do Templo Sagrado. Quando veremos o cohen lavar as mãos no Kior original.



Tradução para o português: Abençoado seja Deus; o Senhor do universo que nos comandou o ritual da lavagem das mãos (Baruch Atah Adonai, Asher K'dishanu B'Mitsvotav V'Tsivanu Al Netilat Yadayim)

. Fonte:

&Copy; Copyright, todos os direitos reservados. O conteúdo desta página é fornecido pelo nosso parceiro de conteúdo, Chabad.org. Se você gostou desse artigo, encorajamos você a distribuí-lo, desde que concorde com a política de copyright de Chabad.org.

https://www.beitchabad.org.br/library/article_cdo/aid/3636300/jewish/A-Lavagem-Ritual-das-Mos.htm

Nenhum comentário: