1 de abril de 2023

A ÉPOCA EM QUE O BRASIL BARROU MILHARES DE JUDEUS QUE FUGIAM DO NAZISMO


Em julho de 1938, o cônsul do Brasil em Budapeste, Mário Moreira da Silva, enviou ao ministro das Relações Exteriores, Oswaldo Aranha, uma circular secreta em que informava ter recusado a concessão de vistos a 47 pessoas "declaradamente de origem semita" (judeus) que buscavam migrar para o Brasil.

29 de março de 2023

O JUDAÍSMO MESSIÂNICO É SINCRÉTICO? O JUDAÍSMO TRADICIONAL RECONHECE O JUDAÍSMO MESSIÂNICO?


A Aliança Internacional de Congregações Messiânicas foi fundada em 1986

O Judaísmo Messiânico é um movimento religioso derivado do judaismo, porém adota o conceito cristão, como uma fusão entre o Judaismo e o Cristianismo, por sua característica distinta na crença em Yeshua (Jesus), como o Mashiach (Messias) prometido ao povo judeu, assim como os cristão concebem, porém dependendo do grupo guardam a lei de Moises. Como não há uma organização que centralize essas comunidades, comumente acontecem divergências de opiniões que acabam por fazer com que se isolem uma das outras.

28 de março de 2023

MORRE O MÚSICO E HUMORISTA JUCA CHAVES EM SALVADOR (BA)


Jurandyr Czaczkes Chaves nasceu em 22 de outubro de 1938, no Rio de Janeiro (RJ), filho de uma carioca e um imigrante judeu austríaco, naturalizado brasileiro, que montou a primeira fábrica de plásticos no Brasil


O músico, compositor e humorista Juca Chaves morreu neste sábado (25), aos 84 anos, em Salvador (BA). “O Hospital São Rafael lamenta a morte do paciente Juca Chaves na noite deste sábado (25) devido a complicações de problemas respiratórios e se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes”, diz a nota.