5 de maio de 2021

15 FATOS SOBRE AHARON QUE TODO JUDEU DEVERIA SABER


Por Menachem Posner

1. Aharon era irmão de Moisés:

Conforme documentado na Torá, Aharon era filho de Amram e Yocheved, e o irmão mais velho de Miriam e Moshe - o profeta escolhido por D'us para liderar os israelitas no Êxodo do Egito e transmitir a Torá ao povo no deserto.

HISTÓRIAS JUDAICAS: VIDA APÓS A MORTE DO HOMEM QUE SEMPRE LAVOU AS MÃOS


Por Asharon Baltazar

O Rabino Elazar de Kozhnitz (um mestre chassídico que faleceu em 1861) contaria a seguinte história, que ilustra o imenso valor e poder espiritual de uma única mitsvá:

OS 10 SIGNIFICADOS DO ALEF-BET


Os dez significados de cada uma das vinte e duas letras do alfabeto hebraico - "os blocos de construção da Criacão" - como são chamadas na antiga obra mística Sêfer Yetsirá.

JUDAÍSMO: O D'US SOLITÁRIO


Essa solidão deriva da força, não da fraqueza, do fato de que D'us é absolutamente único, “Ele é um, e não há outro como Ele”

Você se sente solitário? Totalmente sozinho? Sem ninguém para se voltar e ninguém capaz de entender você? Junte-se ao clube. Imagine uma alma solitária caminhando interminavelmente, sem onde descansar sua cabeça. Finalmente chega o dia em que ela encontra um local que pode chamar de lar. Continue lendo e descubra a surpreendente companhia que a solidão compartilha. E o que você pode fazer para encontrar conforto num mundo desolado.

JUDAÍSMO: O QUE SÃO ARCANJOS?


Existem muitos tipos diferentes de anjos, cada um com uma missão e função específica

Por Yehuda Shurpin

O termo "arcanjo", que denota um anjo de alto escalão que comanda outros anjos, não tem realmente um equivalente hebraico nas Escrituras judaicas. O livro de Daniel, no entanto, menciona dois anjos pelo nome, Gavriel e Michael, e se refere a Michael como um sar, que significa "príncipe" ou "ministro".1 O termo "ministro" parece uma descrição adequada do que diferencia anjos como Michael e Gavriel, dos anjos sem nome que encontramos em toda a Torá, começando em Bereshit (Gênesis).

JUDAÍSMO: OS ANJOS PODEM PECAR?


Um anjo não tem inclinação para o mal, portanto, não tem livre escolha

Por Yehuda Shurpin

À primeira vista, a resposta parece bastante simples. Afinal, não recebemos a Torá exatamente porque os anjos não podem pecar? Como Moshê respondeu em seu argumento vencedor aos anjos durante seu debate épico no céu sobre quem deveria receber a Torá. "Está escrito na Torá 'Não matarás', 'Não cometerás adultério', 'Não roubarás'", disse Moshê. "Existe ciúme entre vocês !? Vocês possuem alguma inclinação para o mal!? Obviamente, a Torá não foi feita para vocês".

JUDAÍSMO: O QUE SÃO ANJOS?


As descrições angélicas feitas pelos profetas – como asas, braços, etc, - são antropomórficas, referindo-se às suas habilidades e tarefas espirituais

Por Baruch S. Davidson

A crença dos judeus em anjos remonta ao Livro de Bereshit, onde lemos sobre anjos chamando Avraham na amarração de Yitschac, anjos aparecendo no sonho de Yaacov, Yaacov lutando com um anjo, e muitas outras narrativas de atividade angélica. Os anjos então são mencionados numerosas vezes no decorrer de outros livros da Torá, Profetas e Escrituras.

3 de maio de 2021

ITAMARATY MANIFESTA PESAR POR MORTES EM ISRAEL


Mortes ocorreram em festival religioso superlotado perto do Monte Meron, na Galileia

O governo brasileiro divulgou nota, na noite de ontem (30), em que manifesta consternação e profundo pesar com as notícias sobre o acidente ocorrido durante celebração religiosa perto do Monte Meron, na Galileia, em Israel.

Segundo informações, ao menos 45 pessoas morreram esmagadas na madrugada em um festival religioso superlotado, e espectadores descreveram cenas de caos nas quais outros morreram diante de seus olhos.

Na nota, o Itamaraty afirma: “O governo e o povo brasileiro solidarizam-se com os familiares e os amigos das vítimas, manifestam ao governo e ao povo de Israel suas condolências neste momento de luto e desejam pronto restabelecimento aos feridos”.

Não há registro, até o momento, de brasileiros feridos.
 
. Fonte:

Agenciabrasil.ebc.copm.br com informações da Reuters