5 de maio de 2021

JUDAÍSMO: O QUE SÃO ANJOS?


As descrições angélicas feitas pelos profetas – como asas, braços, etc, - são antropomórficas, referindo-se às suas habilidades e tarefas espirituais

Por Baruch S. Davidson

A crença dos judeus em anjos remonta ao Livro de Bereshit, onde lemos sobre anjos chamando Avraham na amarração de Yitschac, anjos aparecendo no sonho de Yaacov, Yaacov lutando com um anjo, e muitas outras narrativas de atividade angélica. Os anjos então são mencionados numerosas vezes no decorrer de outros livros da Torá, Profetas e Escrituras.
Segundo a tradição judaica, um anjo é um ser espiritual e não tem quaisquer características físicas. As descrições angélicas feitas pelos profetas – como asas, braços, etc, - são antropomórficas, referindo-se às suas habilidades e tarefas espirituais.

. Nomes dos Anjos:

Os primeiros anjos mencionados na Torá são Gavriel (Gabriel) e Michael, no Livro de Daniel. Nos primeiros livros da Torá, quando as pessoas pediam aos anjos para revelarem seus nomes, eles se recusavam; assim como no acima mencionado encontro de Yaacov com o anjo, e a história do anjo que apareceu aos pais de Shimshon (Sansão) no Livro Shofetim (Juízes). O Talmud Yerushalmi (Jerusalém) comenta que a referência a anjos pelo nome somente se tornou comum no período após o retorno do povo judeu a Israel em 348 AEC. No Talmud e na Cabalá muitos mais anjos são identificados pelo nome. Alguns outros nomes conhecidos de anjos incluem Uriel, Reziel, Metatron e Laila.

Maimônides explica que todos os anjos se enquadram em uma das dez categorias. A saber: Chayot Hakodesh, Ophanim, Erelim, Chashmalim, Serafim, Malachim, Elo’kim, Bene Elo’kim, Cheruvim e Ishim.8 Esses níveis se referem ao grau de compreensão dos anjos sobre D'us; alguns têm um maior entendimento de D'us e de Seus caminhos do que outros.

. Funções do Anjo:

A palavra hebraica para anjo é “malach”, que significa mensageiro, pois os anjos são mensageiros de D'us para cumprir várias missões. Todo anjo é “programado” para realizar determinadas tarefas; como Michael que é despachado em missões que são expressões da bondade de D'us [chessed]; Gavriel, que executa os julgamentos severos de D'us [guevurá]; e Refuel (Rafael), cuja responsabilidade é curar [refuá]. Alguns anjos são criados para uma tarefa específica, e com a compleição da tarefa deixa de existir. Segundo o Zohar uma das tarefas dos anjos é transportar nossas palavras de prece e estudo de Torá à frente do trono de D'us.

Outro tipo de anjos são aqueles que são criados através das ações do homem. Nas palavras dos nossos Sábios: “Aquele que cumpre uma mitsvá adquire para si mesmo um anjo-advogado; aquele que comete uma transgressão, adquire contra si mesmo um anjo acusador”. Esses são formados pela energia (intelectual e emocional) que a pessoa investe no cumprimento de uma mitsvá, o estudo de Torá, ou na prece – ou, de modo contrário, a energia aplicada na execução de um pecado. Segundo algumas escolas de pensamento, o termo anjo na literatura judaica também pode se referir às regras da natureza, que – embora poderes ostensivamente “naturais” – também são poderes emanados de D’us; Seus mensageiros que cumprem Sua vontade.

Em nossas preces diárias nos referimos às canções de louvor que os anjos cantam perante D'us. Os anjos têm “turnos”, cantando em tempos designados do dia ou da noite. O tipo de louvor que eles cantam reflete o status espiritual do anjo em particular. O canto dos anjos é mencionado na história acima mencionada da luta de Yaacov com o anjo de Esav, ao final da qual o anjo implorou a Yaacov para libertá-lo “pois a alvorada chegou”. 

Segundo o Midrash, a pressa do anjo foi porque sua vez de cantar perante D'us tinha chegado. Similarmente, segundo o Midrash, quando Moshê passou quarenta dias estudando com D'us, ele sabia qual hora do dia estava baseada as mudanças do canto dos anjos.

. Assumindo Forma Humana:

Há algum debate entre os grandes filósofos judeus se os anjos que a Torá descreve como aparecendo realmente assumiam uma forma física visível, ou se eles apareciam no decorrer de uma visão espiritual ou profecia – na qual os anjos apareceram como seres físicos. Segundo todas as opiniões, porém, ver um anjo exige percepção extra-sensorial, pois os corpos dos anjos não são compostos de todos os elementos básicos de um ser físico.

. Anjos vs. Humanos:

Apesar do grande nível espiritual dos anjos, a santidade da alma judaica supera aquela do anjo. Somente a alma judaica tem a habilidade de descer a este mundo físico e corpóreo e elevá-lo e refiná-lo. Pois, a alma divina do ser humano é um “verdadeiro pedaço de D'us Acima,” um “pedaço” do Criador; em oposição aos anjos que são criações – embora muito sagradas.

Isso se reflete naquele fato de que os anjos são unidimensionais: cada anjo tem uma forma específica de serviço Divino. A alma humana, por outro lado, serve a D'us em muitas maneiras diferentes, expressando-se através de amor, reverência, etc.

No Tanya,Rabi Schneur Zalman de Liadi escreve que ouviu de seus mestres que “se um anjo ficasse de pé na presença de uma reunião de dez judeus, mesmo se não houvesse palavras da Torá [sendo discutidas} entre eles, este infindável e infinito terror e medo então cairia sobre ele por conta da Presença Divina que permanece sobre eles, e que ele se tornaria totalmente anulado!”

Além disso, anjos não têm livre arbítrio e são pré-programados para servir a D'us, ao passo que ao ser humano é confiada a missão de servir a D'us – mas é dada a liberdade para escolher fazer de outra forma. Assim, as mitsvot cumpridas pelo ser humano são de valor muito maior que o serviço dos anjos, e o impulsiona a alturas espirituais infinitamente mais elevadas, em oposição aos anjos que estão “presos” em um nível consistente de consciência espiritual.

Rabi Sholom DovBer de Lubavitch certa vez descreveu as sensações que sentia enquanto recitava as preces matinais diárias:

“Quando recito a parte da prece que descreve o louvor que os anjos cantam perante D'us, eu os invejo. Mas quando leio o Shema, o louvor que os judeus cantam perante D'us, eu me pergunto: “Para onde foram todos os anjos?”

. Fonte:

Rabino Baruch S. Davidson é membro da equipe "Pergunte a Rabino" do Chabad.org

https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/4969209/jewish/O-Que-So-Anjos.htm


Nenhum comentário: