5 de maio de 2021

JUDAÍSMO: O QUE SÃO ARCANJOS?


Existem muitos tipos diferentes de anjos, cada um com uma missão e função específica

Por Yehuda Shurpin

O termo "arcanjo", que denota um anjo de alto escalão que comanda outros anjos, não tem realmente um equivalente hebraico nas Escrituras judaicas. O livro de Daniel, no entanto, menciona dois anjos pelo nome, Gavriel e Michael, e se refere a Michael como um sar, que significa "príncipe" ou "ministro".1 O termo "ministro" parece uma descrição adequada do que diferencia anjos como Michael e Gavriel, dos anjos sem nome que encontramos em toda a Torá, começando em Bereshit (Gênesis).

Existem muitos tipos diferentes de anjos, cada um com uma missão e função específica. Alguns anjos são criados para uma tarefa específica e, após a conclusão da tarefa, eles deixam de existir. Outros anjos, após completar sua tarefa, podem receber outras para cumprir. Este é o caso dos anjos aos quais nos referimos como ministros ou arcanjos.

Observe que, ao contrário das pessoas, os anjos não podem realizar várias tarefas ao mesmo tempo. É por isso que D'us teve que enviar três anjos distintos para visitar Avraham - cada um foi encarregado de uma missão separada: um para trazer a Avraham a notícia do nascimento iminente de seu filho Yitschac, um para derrubar Sodoma e um para curar Avraham. 2

E embora as pessoas possam ter vários modos de servir a D'us - amor, reverência, etc. - quando se trata de anjos, cada um tem sua própria forma específica de serviço Divino que não se altera.

. Michael e Gavriel: Fogo e Água:

No Midrash, Michael é chamado de "príncipe da bondade (chessed) e da água" e Gabriel "o príncipe da severidade (gevurah) e do fogo.3" Assim, o anjo Michael é enviado em missões que são expressões da bondade de D'us, e Gavriel naqueles que são expressões da severidade e julgamento de D'us.

No entanto, como explicamos anteriormente, os anjos não realizam multitarefas. Portanto, embora Michael possa ser o anjo principal ou “príncipe” do chessed, ele tem muitos subordinados, anjos que trabalham sob ele e representam um serviço do chessed. O mesmo vale para Gavriel e seu serviço Divino por meio da severidade.

Assim, Michael e Gavriel são chamados de "arcanjos", uma vez que estão à frente desses diferentes grupos de anjos, que são conhecidos como "hospedeiros (tzvá)", "acampamentos" (machané) ou "estandarte" (deguel) dos anjos.]

. Paz no Céu e na Terra:

Visto que os anjos são, por definição, absolutistas, é natural que seus diferentes modos de serviço entrem em conflito. Os sábios explicam que aludimos a isso todos os dias quando dizemos, na conclusão das orações da Amidá e do Kadish: “Aquele que faz a paz em Seus céus, faça a paz por nós e por todo o Israel; e diga: Amém.” 4

Estamos dizendo que assim como D'us mantém a paz entre os anjos Michael e Gavriel, mesmo que eles representem modos opostos de serviço Divino (fogo vs. água), também, que Ele "faça a paz por nós e por todo o Israel." E a isso, dizemos um caloroso "Amém!"

. Notas:

1. Daniel 10:13, 12:1.

2. Midrash Bereshit Rabá 50:2; Rashi, Bereshit 18:2.

3. Veja Midrash Tanchumah, Vayigash 6.

4. Midrash Tanchumá, Vayigash 6.

. Fonte:

Yehuda Shurpin: Famoso erudito e pesquisador, Rabi Yehuda Shurpin atua como editor de conteúdo em Chabad.org, e escreve a popular coluna semanal Pergunte ao Rabino. Rabi Shurpin é o rabino do Chabad Shul em St. Louis Park, Ninn., onde reside com sua esposa, Ester, e seus filhos

https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/4915582/jewish/O-Que-So-Arcanjos.htm

Nenhum comentário: