21 de fevereiro de 2020

LUGARES DO RIO: A ELEGÂNCIA INDISCRETA DE MADUREIRA E OS JUDEUS LIGADOS AO BAIRRO


Considerado o coração do subúrbio carioca, o bairro reúne tudo o que há de melhor na cultura da cidade do Rio de Janeiro

Rio - Poucos sabem, mas o governador da Bahia, Jaques Wagner, é judeu de Madureira, assim como o cineasta Sílvio Tendler. Ambos se conheceram na sinagoga que existia no bairro. Sílvio Santos, também judeu e carioca, não é de Madureira, mas reza a lenda que começou a vida como camelô por lá. O cantor e compositor Marquinhos de Oswaldo Cruz carrega o bairro vizinho no nome, mas nasceu em Madureira. Ele conta que a maior característica da região é o respeito às diferenças.

20 de fevereiro de 2020

JUDEU FAZ CIRCUNCISÃO EM MUÇULMANOS - ARTIGO DA FOLHA DE SÃO PAULO DE JULHO DE 1995


Segundo alguns historiadores, a origem da circuncisão data de,  aproximadamente, 3 mil anos antes da Era Comum (A.C.)

A tradição milenar da circuncisão se repete semanalmente em São Paulo representando uma metáfora, às avessas, do conflito entre árabes e judeus. A circuncisão é o corte de parte do prepúcio, pele que envolve a glande do pênis.
Quebrando o estereótipo que só existe ódio entre os dois povos, o "mohel" (circuncidador, em hebraico) Fernando Marsella, 33, judeu, atende crianças muçulmanas. Poucos sabem, mas os seguidores do islamismo, assim como os judeus, mantêm ainda hoje a tradição de circuncidar seus meninos.
Paulistano dos Jardins (zona oeste), Marsella estudou 8 anos em Israel para ser um "mohel".

16 de fevereiro de 2020

OS ÚLTIMOS 100 ANOS DOS JUDEUS NA ESPANHA


A cidade de Toledo, na Espanha

No ano de 1492, os judeus da Espanha que, no decorrer dos séculos, haviam adquirido mais poder econômico e político do que qualquer outra comunidade judaica medieval, foram sumariamente expulsos do país. O Édito de 31 de março, outorgado pelos reis Fernando de Aragão e Isabel de Castela, tornara o judaísmo ilegal em seus domínios e, num prazo de quatro meses, os judeus tiveram que escolher entre o exílio ou o batismo.

QUESTÃO: 23 JUDEUS BRASILEIROS FUNDARAM A CIDADE DE NOVA YORK?!


Toda a comunidade judaica de Nova York surgiu a partir de um punhado de imigrantes no século 17. E todos eles vieram de Pernambuco

Como 23 pernambucanos ajudaram a fundar Nova York no século 17: Toda a comunidade judaica de Nova York surgiu a partir de um punhado de imigrantes no século 17. E todos eles vieram de Pernambuco.  Nova York é a cidade mais judaica depois de Tel Aviv, o centro financeiro de Israel. São 2 milhões de judeus – um a cada três brancos da Big Apple. Em 1654, eram só 23. A memória deles segue preservada em Nova York.