12 de maio de 2018

VOCÊ SABIA QUE MUITOS BRASILEIROS SÃO DESCENDENTES DE JUDEUS?


SINAGOGA SEM FRONTEIRAS: O BRASIL TAMBÉM É JUDEU: RAÍZES JUDAICAS DO POVO BRASILEIRO

Um povo para ser destacado dentre as nações precisa conhecer sua identidade, buscando profundamente suas raízes. Os povos formadores do tronco racial do Brasil são perfeitamente conhecidos, como: o índio, o negro e o branco, destacando o elemento português, nosso colonizador. Mas, quem foram estes brancos portugueses? Por que eles vieram colonizar o Brasil? Viriam eles atraídos só pelas riquezas e Maravilhas da terra Pau-Brasil? A grande verdade é que muitos historiadores do Brasil colonial ocultaram uma casta étnica que havia em Portugal denominada por cristãos-novos, ou seja, os Judeus! Por que? Responder esta pergunta poderia ser objeto de um outro artigo.

O TEMPLO DE SALOMÃO E O MURO DAS LAMENTAÇÕES


O Muro das Lamentações é considerado o lugar mais sagrado da Terra Santa pelos judeus. A importância se dá porque é a única parte que sobrou da destruição do Templo de Salomão, o primeiro construído em Jerusalém para abrigar a Arca da Aliança e local de culto a Deus



O Muro das Lamentações em Jerusalém

A construção do Templo Sagrado era uma vontade do rei Davi para guardar a Arca da Aliança que permanecia em um tabernáculo ou tenda desde a época de Moisés. O Senhor não permitiu a Davi a obra de Sua Casa por ele ter derramado muito sangue em guerras, pois desejava que o Santo Templo fosse construído em uma atmosfera de paz. Davi foi avisado que após a sua morte o Senhor levantaria alguém de sua descendência para esta tarefa.

6 de maio de 2018

É POSSÍVEL TORNAR-SE JUDEU?!


Uma pessoa que passe pela conversão formal, conforme a Halachá (ההלכה) (Lei Judaica), é considerada judia em todos os aspectos, igual a qualquer outro judeu de nascença e até mais


RESPOSTA:

A concepção judaica diz que judeu é aquele que nasce de mãe judia ou quem se converte de acordo com a Halachá (ההלכה), a Lei Judaica. Da mesma forma que ao nascer uma criança de um ventre judaico, adentra nela, automaticamente, uma alma judia, o mesmo ocorre com uma pessoa que passa por uma conversão feita conforme os pormenores da Halachá (ההלכה).

MATRILINEALIDADE - O HOMEM NÃO PASSA O JUDAÍSMO AOS SEUS DESCENDENTES: SOMENTE A MÃE E A CONVERSÃO OFICIAL


O princípio estende-se não somente aos judeus genealógicos, mas aos convertidos também

. Pergunta:

Minha irmã foi batizada e, desde então, se casou e teve um filho. Minha mãe diz que a criança é judia, mas como pode ser isso? Se o Judaísmo é uma religião, se alguém o deixa, ele não é mais judeu, certo?

O MITO DE LILITH (לילית) CONTINUA A FASCINAR E SEDUZIR: A PRIMEIRA MULHER ANTES DE EVA


Entre outros documentos onde sua história pode ser encontrada, há uma referência na Cabalá, em que Lilith (לילית) é apresentada como a primeira mulher de Adão, personagem bíblico do mito de Adão e Eva

Citada em vários textos da antiguidade como o Antigo Testamento, o mito de Lilith (לילית) é encontrado em muitas culturas. Na mitologia da Babilônia, Lilith era um demônio com corpo de mulher que vivia no inferno. Entre outros documentos onde sua história pode ser encontrada, há uma referência na Cabalá, em que ela é apresentada como a primeira mulher de Adão, personagem bíblico do mito de Adão e Eva. Em uma das passagens da história bíblica, o demônio feminino é acusado de assumir forma de serpente e influenciar Eva a provar o fruto proibido.

A LEI DO RETORNO: O DIREITO DE VIVER LEGALMENTE EM ISRAEL


Em 1950, o Knesset (Parlamento) de Israel aprovou uma notável lei, começando com algumas simples palavras que definiam o principal propósito de Israel: “Todo Judeu tem o direito de imigrar para este país...”.