19 de novembro de 2017

OS MARRANOS NO BRASIL


Sinagoga Kahal (T)Zur Israel (A Rocha de Israel) no Recife (PE) 

Os estudos sobre o marranismo têm despertado grande interesse. As pesquisas sobre inquisição, cristãos-novos (marranos) e criptojudaísmo no período colonial apresentam um quadro do fenômeno que perdurou quase trezentos anos, marcando a mentalidade brasileira. Desde o século 17 encontramos cristãos-novos entre os desbravadores e formadores do território nacional. Antônio Raposo Tavares, organizador da primeira expedição de reconhecimento geográfico que abrangeu todo o espaço continental da América do Sul, era de família cristã-nova de Beja.

CABALÁ (קַבָּלָה): A DÉCIMA VACA VERMELHA


 Já viveram nove vacas vermelhas perfeitas e diz-se que a décima aparecerá na era messiânica

Na época bíblica existia uma vaca vermelha (פָרָ֨ה אֲדֻמָּ֜ה), pronúncia: "Pará Adummá", cujas cinzas eram utilizadas num ritual de purificação. Dez vacas vermelhas perfeitas foram criadas no momento da Criação do mundo. Já viveram nove vacas vermelhas perfeitas e diz-se que a décima aparecerá na era messiânica, que seja em breve em nossos dias. Do que depende? De termos melhor relacionamento uns com os outros. Respeitarmos nossas diferenças. Aprendermos a conviver em harmonia com as diferentes opiniões, que na verdade se somam de maneira construtiva. Basta permitir que cada pessoa expresse a si mesma em sua essência interna que é divina. Somos uma única alma.

Obs.: Cabalá significa: "Recebimento" ou "Aquilo que é recebido". Em hebraico moderno significa "recibo ou nota fiscal".

Fonte: Jornal Extra por: Shmuel Lemle em 29/03/16