23 de dezembro de 2017

JUDEUS DA ETIÓPIA: OPERAÇÃO MOISÉS (1984) E OPERAÇÃO SALOMÃO (1991)


Naquele ano (1984) iniciou-se uma operação de salvamento em massa, denominada "Mivtzá Moshé" (Operação Moisés)


. Início da década de 80:

No início da década de 80, muitos judeus etíopes começaram a abandonar suas aldeias nas regiões rurais, dirigindo-se para o sul do Sudão, de onde tinham a esperança de conseguir chegar a Quênia e, deste país, a Israel. A segunda etapa de sua jornada era feita desde o Sudão a bordo de navios da marinha israelense, que os aguardavam no Mar Vermelho para trazê-los a Israel. A comunidade de judeus etíopes em Israel nesta época era de 7 mil pessoas; no final de 1981, haviam chegado ao país mais 14 mil; em meados de 1984, este número havia dobrado.
Naquele ano (1984) iniciou-se uma operação de salvamento em massa, denominada "Mivtzá Moshé" (Operação Moisés); num período de poucos meses, 8.000 judeus foram levados por via aérea de Cartum (Sudão) à Europa, e de lá para Israel. Em novembro de 1985, a imprensa estrangeira começou a transmitir notícias a respeito da operação de salvamento; em conseqüência, o Presidente Numeiri do Sudão suspendeu a operação, temeroso da reação hostil dos estados árabes. Após mediação americana, Numeiri permitiu que seis aviões Hécules americanos trouxessem os judeus etíopes que haviam restado no Sudão; com sua chegada, o número de olim chegou a 16 mil.


KAIFENG: OS JUDEUS CHINESES - JUDEUS DA CHINA


O meu nome é Heng Shi (Centro), eu sou um judeu chinês, nascido e criado na cidade de Kaifeng, às margens do Rio Amarelo, entre centenas de pessoas na área que são descendentes de judeus locais


Ninguém sabe ao certo quando os chineses tiveram o primeiro contato com os judeus. Certos historiadores afirmam que, a partir do século VIII, os mercadores judeus que viajavam pelo mundo chegaram à china, nação mercantilista por excelência. Documentos datados de 717 atestam o estabelecimento no império chinês, de comerciantes judeus vindos do Oriente Médio. 
Uma carta escrita por volta do ano 718, por um mercador interessado em vender algumas ovelhas, e descoberta na região ocidental da China, há cerca de um século, é um dos inúmeros sinais que, segundo estudiosos, comprovam a centenária presença judaica no país. A carta, escrita em judeu-persa com letras hebraicas, em um tipo de papel produzido até então apenas pelos chineses, utiliza uma linguagem comercial comum na Ásia Central, no período. Posteriormente, foi encontrado nas Cavernas de Mil Budas, em Dunhuang, um outro documento em hebraico: uma das selichot.


JUDEUS DO IÊMEN: O QUE FOI A "OPERAÇÃO TAPETE MÁGICO"?


Em 2009, em uma operação secreta, dezenas de judeus deixaram o Iêmen para se instalar em Israel ou nos EUA e fugir da crescente ameaça da intolerância religiosa que assola a remota nação árabe


Uma das mais antigas comunidades judaicas da Diáspora parece viver seus últimos dias. No ano passado, em uma operação secreta, dezenas de judeus deixaram o Iêmen para se instalar em Israel ou nos Estados Unidos e fugir da crescente ameaça da intolerância religiosa que assola a remota nação árabe.
A instabilidade iemenita preocupa cada vez mais os governos norte-americano e israelense, pois o país sofre a infiltração da rede terrorista Al-Qaeda, empenhada em lá montar uma base para suas ações globais, e enfrenta uma rebelião xiita arquitetada também para impor um regime fundamentalista no país.


O QUE É ANTISSEMITISMO?


Em sua forma extrema, esse preconceito atribui aos judeus posição privilegiada dentre os demais povos e civilizações , ou os coloca em posição de inferioridade negando-lhes o direito de pertençer à nação na qual residem


Antissemitismo é o preconceito/hostilidade contra os judeus. Frequentemente sua manifestação se dá pelo ódio à etnia, cultura e/ou religião judaicas. Em sua forma extrema, esse preconceito atribui aos judeus posição privilegiada dentre os demais povos e civilizações , ou os coloca em posição de inferioridade negando-lhes o direito de pertençer à nação na qual residem.

INTOLERÂNCIA E VANDALISMO: SUÁSTICA É PINTADA EM MURO DO CLUBE ISRAELITA BRASILEIRO (CIB) EM COPACABANA, NO RIO DE JANEIRO


Na ocasião, o presidente do CIB, Altamiro Zymerfogel também disse que analisaria as imagens das câmeras de segurança

Em junho de 2017, uma suástica invertida foi pichada no muro do Clube Israelita Brasileiro (CIB), em Copacabana, bem no meio da estrela de David, maior símbolo do judaísmo. Presidente da Federação Israelita do Estado do Rio, Herry Rosenberg disse que levaria o caso à polícia. Na ocasião, a pichação foi apagada pelos funcionários do próprio clube.