23 de dezembro de 2017

INTOLERÂNCIA E VANDALISMO: SUÁSTICA É PINTADA EM MURO DO CLUBE ISRAELITA BRASILEIRO (CIB) EM COPACABANA, NO RIO DE JANEIRO


Na ocasião, o presidente do CIB, Altamiro Zymerfogel também disse que analisaria as imagens das câmeras de segurança

Em junho de 2017, uma suástica invertida foi pichada no muro do Clube Israelita Brasileiro (CIB), em Copacabana, bem no meio da estrela de David, maior símbolo do judaísmo. Presidente da Federação Israelita do Estado do Rio, Herry Rosenberg disse que levaria o caso à polícia. Na ocasião, a pichação foi apagada pelos funcionários do próprio clube.



"Isso é um crime. Estamos aguardando somente as imagens das câmaras de segurança para tentar identificar quem fez isso para a polícia poder trabalhar. Ficamos muito preocupados. O nazismo não só dizimou vidas judaicas, como de ciganos, homossexuais, testemunhas de Jeová, deficientes físicos. Então, isso atinge todo mundo", comentou Rosenberg, lembrando que, no dia anterior, uma praça com o nome de Shimon Peres foi inaugurada em Copacabana, bairro onde vive o maior número de judeus no Rio, com 3,5 mil famílias.
Na ocasião, o presidente do CIB, Altamiro Zymerfogel também disse que analisaria as imagens das câmeras de segurança.
"Não achei uma coisa de grande expressão, de grande significado. Como sujou, mandei limpar. Temos câmeras e vamos olhar isso com calma na segunda-feira. Não consigo entender se foi isso realmente até porque a suástica estava desenhada errada e de forma muito pequena. Vi, mandei pintar e acabou. Vida que segue", afirmou.



 A entidade foi fundada em novembro de 1921 com o intuito de atender os imigrantes judeus que fugiam da Europa, principalmente da Grécia e da Turquia

Um dia antes da pichação, um evento foi realizado pela Associação Sionista Brasil Israel (ASBI) e contou com a participação de representantes do Movimento Brasil Livre. Em nota, a associação disse a pichação pode ter sido uma retaliação ao clube, que alugou o espaço para o evento.
"A ASBI já mandou apurar e vai perseguir as provas que revelem o autor. No momento que descobrir quem é o sociopata, vai processa-lo e tornar pública a sua imagem e as suas ligações, doa a quem doer", afirmou um trecho da nota.



Atualmente, o CIB recebe exposições e diversos eventos culturais e de entretenimento

O Clube Israelita Brasileiro (CIB), localizado no bairro carioca de Copacabana, é uma entidade que visa a reunir a comunidade judaica brasileira, seus costumes e tradições.  A entidade foi fundada em novembro de 1921 com o intuito de atender os imigrantes judeus que fugiam da Europa, principalmente da Grécia e da Turquia. Hoje, o local recebe exposições e diversos eventos culturais e de entretenimento. 


Fonte:

https://extra.globo.com/noticias/rio/suastica-pichada-em-muro-do-clube-israelita-brasileiro-no-rio-21462998.html

Nenhum comentário: