2 de setembro de 2022

COMUNIDADE JUDAICA DO PORTO ACUSA AGENTES DO ESTADO PORTUGUÊS DE ANTISSEMITISMO


Mais de 1 milhão de pessoas poderiam beneficiar desse direito, contando apenas as famílias tradicionais das comunidades sefarditas do norte da África e do antigo Império Otomano

O Parlamento português quis saber a opinião da Comunidade Judaica do Porto sobre possíveis alterações à lei que permite a nacionalidade de judeus de origem sefardita. A Comunidade respondeu que não coopera com um Estado que encetou uma acção antissemita e terrorista contra a comunidade (desde os líderes religiosos e seculares até ao museólogo e ao porteiro) com base em denúncias anónimas oriundas da sociedade.

O SUCESSO INCOMPARÁVEL DE BARBRA STREISAND


A garotinha judia de Brooklyn, alvo constante de zombaria por sua aparência “muito judaica”, tornou-se uma das mulheres mais conhecidas e respeitadas do show business

Barbra Streisand chegou ao topo da indústria do entretenimento como ninguém o fizera, até então. Atriz, cantora, produtora e diretora, ela é a única artista que recebeu todos os grandes prêmios por seu trabalho na TV, no cinema e no teatro. Em 24 de abril de 2022, a atriz completou 80 anos.

28 de agosto de 2022

O SIGNIFICADO DE EL SHADDAI (אל שדאי)


El Shaday ou El Shaddai (אל שדאי), é um dos nomes em hebraico para Deus, que significa Deus Todo Poderoso (Justiceiro)

A designação El Shaddai é apenas um dos nomes que menciona o poder de Deus, sendo mais abrangente que Elohim, que indica o poder de Deus enquanto Criador. El Shaddai indica um poder de forma mais geral, referindo que não há nada impossível para Deus.

O SIGNIFICADO DE SHECHINAH (שכינה)


Shechinah (שכינה) é uma palavra hebraica que significa “habitação”

O termo tem várias grafias, entre elas, shekiná, shechina e shekina. De acordo com o dicionário Hebraico-Português, o verbo hebraico “shachan” se traduz por habitar ou morar, como também, a palavra "shikan”, se traduz por alojar ou instalar. As duas palavras possuem a mesma raiz da palavra shechinah.

O SIGNIFICADO DE ADONAI (אדונאי)


Adonai reflete a superioridade de Deus, substituindo o Tetragrama YHWH


Adonai (אדונאי) é um termo com origem no hebreu que significa "meu Senhor" (Adon = Senhor + Ai = sufixo que indica Eu). Este era o nome de Deus usado no antigo testamento em vez do nome divino Yahweh, uma vez que este, por respeito, não se devia pronunciar.

O SIGNIFICADO DE KADOSH (קדוש)


Existem muitas variações de Kadosh, Kadesh significa sagrado, em hebraico, Kidush significa santificação, ou consagração


O termo Kadosh (קדוש) significa santo, em hebraico. É também a expressão utilizada para designar o nome de Deus dos judeus. Kadosh significa também algo sagrado, ou um indivíduo que foi consagrado perante outras pessoas. Kadosh também aparece na Bíblia, no Novo Testamento.

O SIGNIFICADO DE YAHWEH (יהוה)


Yahweh (יהוה), é o nome em hebraico do Deus bíblico do antigo Reino de Israel

Seu nome é composto por 4 consoantes hebraicas (YHWH, conhecido como Tetragrammaton) que o profeta Moisés teria revelado ao seu povo. A origem e história do nome Yahweh: Após o exílio na Babilônia (século VI a.C.), e especialmente a partir do século III a.C., os judeus deixaram de usar o nome Yahweh. Quando o judaísmo se tornou uma religião universal e não meramente local o termo Elohim, que significa Deus, começou a substituir Yahweh afim de demonstrar a soberania universal do Deus de Israel sobre todos os outros.