28 de agosto de 2022

O SIGNIFICADO DE YAHWEH (יהוה)


Yahweh (יהוה), é o nome em hebraico do Deus bíblico do antigo Reino de Israel

Seu nome é composto por 4 consoantes hebraicas (YHWH, conhecido como Tetragrammaton) que o profeta Moisés teria revelado ao seu povo. A origem e história do nome Yahweh: Após o exílio na Babilônia (século VI a.C.), e especialmente a partir do século III a.C., os judeus deixaram de usar o nome Yahweh. Quando o judaísmo se tornou uma religião universal e não meramente local o termo Elohim, que significa Deus, começou a substituir Yahweh afim de demonstrar a soberania universal do Deus de Israel sobre todos os outros.

Ao mesmo tempo, o nome divino era cada vez mais considerado sagrado demais para ser pronunciado. Por esse motivo, foi assim substituído vocalmente no ritual da sinagoga pela palavra hebraica Adonai (Meu Senhor), que foi traduzida como Kyrios ("Senhor") na Septuaginta, a versão grega das Escrituras Hebraicas.

Os massoretas, escribas judeus, que por volta do século VI ao século X trabalharam para reproduzir o texto original da Bíblia Hebraica, substituíram as vogais do nome YHWH pelos sinais vogais das palavras hebraicas Adonai ou Elohim.

Os estudiosos cristãos de língua latina substituíram o Y (que não existe em latim) por um I ou um J. Assim, o tetragrammaton se tornou o nome latino Jeová (JeHoWaH).

O nome do Deus bíblico:

No livro de Êxodo, nos capitulo 3:13 -15, Moisés pergunta a Deus qual é Seu nome Sua resposta é: "Eu Sou o que Sou" e diz-lhe que deve apresentá-lo aos israelitas como YHWH (que se parece com a expressão "Eu Sou" em hebraico).

Após o livro de Êxodo, no livro bíblico de 1 Samuel, Deus é conhecido pelo nome de Yahweh Teva-ot, ou "Ele traz as hostes à existência", as hostes possivelmente se referem à corte celestial ou a Israel.

O nome pessoal de Deus provavelmente era conhecido muito antes da época de Moisés. O nome da mãe de Moisés, por exemplo, era Joquebede (Yokheved), uma palavra baseada no nome de Javé.

Assim, a tribo de Levi, à qual Moisés pertencia, provavelmente conhecia o nome Yahweh, que originalmente poderia ter sido uma forma abreviada como Yo, Yah ou Yahu.

. Fonte:

https://www.significados.com.br/yahweh/

2 comentários:

Anônimo disse...

Vejo um monte de site fazendo essas super explicações mas ninguém diz o que significa
Já olhei quase 10 sites e ninguém disse o que significa
Teorias e teorias e nada

LETICIA BACCIN disse...

Significa que o nome de Deus YHVH translitera o TODO. A letra Y (yod) tem guematria 10, a letra H, tem guematria 5 (são duas as letras) e a letra VAV, TEM GUEMATRIA 6. Portanto o nome yaveh, ou no hebraico YHVH (que tem guematria 26), fala que o homem foi feito à imagem e semelhança do Criador ecada uma destas letras representa a árvore da vida e seus 4 universos ou, trazendo para nossa realidade, a nossa composição: FOGO, ÁGUA, AR E TERRA. O nome de Deus YHVH equivale à letra ALEF, QUE TEM GUEMATRIA 1 pois represdenta o início, Deus, o todo, o uno e o indiviso, porem também tem guematria 26 pois é composta de duas letras yod (10) e uma VAV (6), SOMANDO 26. A propósito CABALÁ é algo para seer aprendido de BOCA A OUVIDO, não em textos da internet. lETÍCIA bACCIN