28 de agosto de 2022

O SIGNIFICADO DE ADONAI (אדונאי)


Adonai reflete a superioridade de Deus, substituindo o Tetragrama YHWH


Adonai (אדונאי) é um termo com origem no hebreu que significa "meu Senhor" (Adon = Senhor + Ai = sufixo que indica Eu). Este era o nome de Deus usado no antigo testamento em vez do nome divino Yahweh, uma vez que este, por respeito, não se devia pronunciar.

Adonai reflete a superioridade de Deus, substituindo o Tetragrama YHWH. Assim, sempre que o tetragrama surgia em um texto bíblico, ele era lido como "Adonai". Muitas vezes o tetragrama é substituído pela palavra hebraica HaShem, que significa "O Nome".

De acordo com a tradição judaica, a palavra Adonai, tendo em conta que se refere a Deus, também não deve ser usada sem consideração, nem deve ser usada em lugares impróprios, como instalações sanitárias.

A palavra Adonai é muitas vezes usada em expressões que se referem a características de Deus. Por exemplo: Shalom Adonai é uma expressão que significa "a paz do Senhor". Trata-se de uma saudação que menciona a paz, como quem diz "a paz de Deus esteja com você". A resposta a essa saudação deve ser "Adonai Shalom".

A expressão "Adonai Kadesh" está relacionada com a Santidade de Deus, e significa "O Senhor é Santo".

Muitas músicas cristãs de louvor e adoração utilizam a palavra adonai como uma forma de reverência e respeito a Deus. Um exemplo é a música "Adonai, Aba Pai", da cantora Aline Barros.

. Fonte:

https://www.significados.com.br/adonai/

Nenhum comentário: