25 de dezembro de 2022

O QUE SIGNIFICA SER JUDEU? - POR TZVI FREEMAN


Você consegue enxergar um tempo no qual todos os judeus seguirão os mesmos costumes?


. Pergunta:

Você consegue enxergar um tempo no qual todos os judeus seguirão os mesmos costumes? Por exemplo, os sefaraditas comem kitnyot em Pêssach, enquanto eu, como askenazita, não tenho permissão de comer alguns legumes casher e arroz branco puro em Pêssach. Creio que se alguns judeus disserem que está tudo bem, não deveria haver problemas com isso para todos os judeus!

MÁGICAS E FEITIÇARIAS - POR YEHUDA SHURPIN


Os Judeus Acreditam em Mágica ou Feitiçaria?


. Pergunta:

Os Judeus Acreditam em Mágica ou Feitiçaria? Neste caso, como funcionam?

COMO SE CONVERTER AO JUDAÍSMO? POR MENACHEM POSNER E YEHUDA SHURPIN


A conversão ao Judaísmo é uma rua de mão única. Depois que você der o salto (literal e figurativamente), você se tornará um membro completo da ‘tribo’ para sempre


. Pergunta:

Estou planejando me converter ao Judaísmo. Isso é algo que tenho considerado e refletido durante anos, e tomei minha decisão. O que eu deveria esperar? Como será o processo?

PRINCESA ALICE, UMA JUSTA ENTRE AS NAÇÕES


Princesa Victoria Alice Elizabeth Julia Marie von Battenberg, também conhecida como princesa Alice de Battenberg


Avó paterna do Rei Charles III, novo monarca britânico, a Princesa Alice é recordada pelo povo judeu por ter salvado uma família judia em Atenas, durante a 2a guerra, escondendo-a dos nazistas. levou uma vida de altruísmo e dedicação a terceiros e, por seu desejo explícito, foi enterrada aos pés do Monte das Oliveiras, em Jerusalém. Do palácio ao convento, a vida da princesa Alice foi muito pouco convencional.

RECONHECENDO O ANTISSEMITISMO - POR SAMUEL FELDBERG


O protesto contra o aumento da violência antijudaica no Reino Unido e na Europa, Londres, Julho de 2018

Embora tenha encontrado sua expressão mais devastadora no Holocausto, o antissemitismo não se iniciou nem tampouco lá terminou. O preconceito contra os judeus existe desde a antiguidade. Como um vírus maligno e mutante, ao longo dos séculos mudou sua forma de atuação e roupagem, mas não desapareceu, e continua a proliferar pelo mundo. Combater esse mal tem sido um dos grandes desafios de todos os tempos.

CELEBRANDO CHANUCÁ


A festa de Chanucá se inicia no dia 25 de Kislev, 18 de dezembro, este ano, à noite. o acendimento das velas vai até 2 de Tevet - 25 de dezembro, à noite

As luzes de Chanucá são acesas noite após noite nesta festividade de oito dias. Acendemos uma luz na primeira noite, duas na segunda e assim por diante. Na oitava e última noite, acendemos todas as oito. Na primeira noite, acende-se a vela da extrema direita e, a cada noite subsequente, vai-se acrescentando uma nova vela do lado esquerdo à primeira e, assim, sucessivamente. A primeira vela a ser acesa é sempre a nova, à esquerda.