25 de dezembro de 2022

MÁGICAS E FEITIÇARIAS - POR YEHUDA SHURPIN


Os Judeus Acreditam em Mágica ou Feitiçaria?


. Pergunta:

Os Judeus Acreditam em Mágica ou Feitiçaria? Neste caso, como funcionam?

. Resposta:

A resposta parece bem simples. A própria Torá refere-se à feitiçaria durante a história do Êxodus, quando os mágicos do faraó imitaram os sinais sobrenaturais de Moshê e várias das pragas.1 E alguns versículos na Torá proíbem mágica e feitiçaria: “Não permitirás que uma feiticeira viva”2; e “Não será encontrado entre vocês… um adivinho, um adivinhador de tempos [auspiciosos], um mágico ou um necromante. Pois aquele que faz essas coisas é uma abominação ao Eterno…”3

Então aparentemente, a Torá acredita no conceito de magia e feitiçaria – pois caso contrário, não haveria necessidade de proibir isso. Na verdade, a maioria das autoridades da Torá parece ser da opinião que a magia de fato existe.4 Maimônides, no entanto, parece discordar. Vamos explorar a base filosófica por trás dessa discordância.

. Maimônides sobre Feitiçaria:

Após explicar o castigo por “fazer” mágica, Maimônides explica que, na verdade, não há nada nisso:

Todas as questões acima são falsidades e mentiras com as quais os idólatras originais enganavam as nações gentias a fim de liderá-las. Não é apropriado para os judeus que são sábios ser atraídos em tal nulidade, nem considerar que tenham qualquer valor… Todo aquele que acredita em [artes ocultas] dessa natureza e, em seu coração, pensa que são verdadeiras e palavras de sabedoria, mas são proibidas pela Torá, é tolo e ignorante… Os mestres da sabedoria e aqueles com conhecimento perfeito sabem claramente que todos aqueles feitiços que a Torá proibiu não são reflexos de sabedoria, mas sim vazio e vaidade que atraíam os tolos e os faziam abandonar todos os caminhos da verdade. Por esses motivos, quando a Torá advertiu contra todas essas questões vazias, aconselhava: “Seja de perfeita fé com D'us o seu Senhor.”56

Na opinião de Maimônides, mágica e feitiçaria são proibidas exatamente porque tudo isso é “vazio e vaidade”. Exemplos de magia na Bíblia foram realmente truques e ilusões.7

. Mágica e a Unidade de D'us:

Outros, mais notavelmente Nachmanides (Rabi Moshe ben Nachman), são da opinião oposta de que é proibido exatamente porque funciona:

E agora, saber e entender que a respeito de mágica, que o Criador (que Ele seja abençoado) criou tudo a partir do nada e fez dos reinos superiores os guias daquilo que está abaixo deles; e Ele colocou o poder da terra e tudo que nela existe nas estrelas e constelações segundo seu movimento e direção, como foi demonstrado na ciência da astrologia… No entanto, foi uma das Suas grandes maravilhas que Ele colocou nos âmbitos superiores maneiras alternadas e forças pelas quais alguém pode mudar o governo das constelações que o Criador (bendito seja) deseja, que Ele colocou nelas para começar, e isso seria o oposto. Este é o segredo da magia e seu poder, algo que os rabinos disseram sobre práticas mágicas que elas “contradizem o Conselho Acima”; em outras palavras, subvertem as forças simples da natureza, o que é uma contradição aos âmbitos superiores até certo ponto. Portanto, é correto que a Torá as proíba para que o mundo seja deixado à sua função normal e seu estado natural, que é o desejo do Criador…8

Segundo Nachmanides, junto com o mundo físico, natural, D'us criou forças “espirituais”, ou uma “camada espiritual” através das quais o mundo natural pode ser manipulado. Porém, nem tudo que é espiritual é necessariamente “Divino” ou “sagrado”. Às vezes é o contrário. D’us criou a natureza com suas leis, e é Sua vontade que o mundo siga e funcione dentro dessas leis. Portanto, se alguém subverte o sistema da natureza usando este mundo sobrenatural, ele está indo contra a vontade de D'us.

Quando você percebe que há uma força espiritual que tem impacto sobre este mundo e começa a usá-la, o perigo é que você irá pensar que há uma força separada e energia, independentes de D'us, através das quais o mundo pode ser manipulado. Isso é idolatria.

. Obliterando Mágica e Feitiçaria:

Essas duas opiniões diametralmente opostas são ambas aceitáveis. Porém, à luz dos muitos exemplos de feitiçaria e mágica discutidos na Bíblia e no Talmud, alguns tentam reconciliar a opinião de Maimônides com a de Nachmanides.

Eles explicam que, apesar de suas próprias declarações ao contrário, Maimônides dizia que a magia pode funcionar. Então por que ele tomou uma atitude tão forte advogando o oposto? Para distanciar as pessoas de praticar magia, seja porque a) a mágica vem das forças da impureza9; ou b) porque a magia funciona quando alguém acredita nela, dando-lhe existência em sua própria mente. Porém, no que diz respeito ao olho do mal e outras coisas daquela natureza, o Talmud declara que se alguém não acredita nelas e não lhes dá espaço para existir, então elas realmente deixam de existir.

Portanto, ao distanciar pessoas da crença de que a magia funciona, isso por si mesmo faz com que não funcione.10

Mas independentemente da opinião de alguém sobre magia, todos concordam que não há contradição na unidade de D’us, e por si mesma (se é que existe) é uma criação de D'us. Embora na época atual, às vezes é um desafio reconhecer a verdadeira unidade de D'us, no natural e no espiritual, esperamos pelo dia em que Sua unidade será proclamada por todos. Como diz o versiculo11; “E o Eterno se tornará Rei sobre toda a terra, naquele dia o Eterno será um, e Seu nome um.”

. Notas:

1. Veja Êxodus 7:11,22.

2. Êxodus 22:17

3. Deuteronômio 18:9-12

4. Nachmanides sobre Deuteronômio 18:13; Rabeinu Nissim, Derashot HaRan, nº 4; Rabi Yosef Ibn Chabib, Nimukei Yosef, Sanhedrin 16 b, s.v. Tanu Rabanan; Biur HaGra, Shulchan Aruch, Yoreh Deiah 179:13.

5. Deuteronômio 18:13

6. Mishnê Torá, Leis da Idolatria, 11:16

7. Mishnê Torá, Leis da Idolatria,11:16; Comentário sobre a Mishná.

8. Nachmanides sobre Deuteronômio 18:9

9. Ma’ase Rokeach sobre Maimônides, Leis da Idolatria 11:16

10. Minchat Elazar em Divrei Torá, Mahadurah 6:54.

11. Zechariah 14:9.

. Fonte:

Rabino Yehuda Shurpin responde perguntas no serviço do Chabad.org "Pergunte ao Rabino"

https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/3624673/jewish/Mgicas-e-Feitiarias.htm

Nenhum comentário: