25 de dezembro de 2022

CELEBRANDO CHANUCÁ


A festa de Chanucá se inicia no dia 25 de Kislev, 18 de dezembro, este ano, à noite. o acendimento das velas vai até 2 de Tevet - 25 de dezembro, à noite

As luzes de Chanucá são acesas noite após noite nesta festividade de oito dias. Acendemos uma luz na primeira noite, duas na segunda e assim por diante. Na oitava e última noite, acendemos todas as oito. Na primeira noite, acende-se a vela da extrema direita e, a cada noite subsequente, vai-se acrescentando uma nova vela do lado esquerdo à primeira e, assim, sucessivamente. A primeira vela a ser acesa é sempre a nova, à esquerda.

A Chanuquiá deve ser acesa diariamente após o aparecimento das estrelas, com exceção da véspera do Shabat, quando isso deve ser feito antes do pôr-do-sol. Por ter um propósito sagrado, a luz da Chanuquiá não poderá ser usada para nenhum outro fim, como trabalho ou leitura.

Qualquer material incandescente pode ser usado para acender a Chanuquiá, mas deve-se preferir a luz intensa do azeite ou de velas de cera ou parafina, grandes o bastante para permanecer ardendo no mínimo por meia hora após o cair da noite. Por isso, se uma vela apagar durante esse tempo – com exceção da noite de Shabat, ela deve ser reacendida. É importante ressaltar que não se devem usar Chanuquiot elétricas. Elas podem ser colocadas em locais públicos A festa de Chanucá se inicia no dia 25 de Kislev, 28 de novembro, este ano, à noite. o acendimento das velas vai até 2 de Tevet – 5 de dezembro, à noite. celebrando Chanucá para divulgar os milagres de Chanucá – mas não para cumprir o mandamento.

Na Chanuquiá há uma outra vela auxiliar, de preferência de cera, chamada Shamash, que fica um pouco acima ou abaixo do que as demais velas ou suportes para o azeite: é importante distinguilo dos demais, senão poderia parecer que a Chanuquiá tem nove braços. Algumas comunidades usam o Shamash para acender as demais velas; outras, uma vela adicional. Uma vez acesas as velas de Chanucá, não se deve apagar o Shamash.

Na sexta-feira, véspera do Shabat, acendemos a Chanuquiá logo antes de acender as velas do Shabat. Devemos usar azeite suficiente ou velas suficientemente grandes para que as luzes de Chanucá fiquem acesas cerca de 1 ½ horas após a entrada do Shabat. Uma vez iniciado o Shabat, não podemos reacender chamas apagadas nem mover de lugar a Chanuquiá; tampouco preparar as velas para serem acesas sábado à noite. Isso somente poderá ser feito ao término do Shabat. Sábado à noite, as luzes de Chanucá são acesas após a realização da Havdalá.

Há diferentes tradições sobre o local no lar onde colocar a Chanuquiá. Alguns a colocam em uma entrada central, perto do vão da porta onde está a Mezuzá. Outra opção é colocá-la no peitoral de uma janela de frente para a rua. Essa opção é preferível, pois assim as luzes de Chanucá podem ser vistas pelo público passante.

É importante que todos os judeus, de todas as idades, estejam presentes e envolvidos quando o mandamento de acender as luzes de Chanucá é cumprido. Em Chanucá, é tradição comer alimentos ricos em azeite, como sufganiot (sonhos) e latkes (panquecas fritas de batata), celebrando também dessa forma o milagre do azeite.

Todas as noites, acende-se primeiro o shamash, depois pronunciam-se as seguintes bênçãos:


Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu Mêlech haolam, asher kideshánu bemitsvotav, vetsivánu lehadlic ner Chanucá.

Bendito sejas Tu, A-do-nai, nosso D-us, Rei do Universo, que nos santificaste com Teus mandamentos, e nos ordenaste acender a vela de Chanucá.


Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu Mêlech haolam, sheassá nissim laavotênu, bayamim hahêm, bazeman hazê.

Bendito sejas Tu, A-do-nai, nosso D-us, Rei do Universo, que fizeste milagres para nossos antepassados, naqueles dias, nesta época.

Na primeira noite, depois de recitar as duas bençãos recita-se o shehecheyánu:


Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu Mêlech haolam, shehecheyánu vekiyemánu vehiguiyánu lazeman hazê.

Bendito sejas Tu, A-do-nai, nosso D-us, Rei do Universo, que nos deste vida, nos mantiveste e nos fizeste chegar até a presente época.

Na segunda noite e em todas as outras subseqüentes recita-se:


Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu Mêlech haolam, asher kideshánu bemitsvotav, vetsivánu lehadlic ner Chanucá.

Bendito sejas Tu, A-do-nai, nosso D-us, Rei do Universo, que nos santificaste com Teus mandamentos, e nos ordenaste acender a vela de Chanucá.


Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu Mêlech haolam, sheassá nissim laavotênu, bayamim hahêm, bazeman hazê.

Bendito sejas Tu, A-do-nai, nosso D-us, Rei do Universo, que fizeste milagres para nossos antepassados, naqueles dias, nesta época.

Em seguida, acendem-se as velas da chanuquiá com o shamash.

Após acender as velas, coloca-se o shamash à esquerda da chanuquiá, de modo que fique mais alto do que as chamas da chanuquiá, e recita-se:



Hanerot halálu ánu madlikim al hanissim veal hapurkan veal haguevurot veal hateshuot, veal haniflaot, sheassíta laavotênu, bayamim hahêm, baeman hazê, al yedê cohanêcha hakedoshim. Vechol shemonat yemê Chanucá, hanerot halálu côdesh hem, veen lánu reshut lehishtamesh bahen êla lir'otan bilvad, kedê lehodot lishmecha, al nissêcha, veal nifleotêcha, veal yeshuotêcha.

Acendemos estas luzes em virtude das redenções, milagres e feitos maravilhosos que realizaste para nossos antepassados, naqueles dias, nesta época, por intermédio de Teus sagrados sacerdotes. Durante todos os oito dias de Chanucá, estas luzes são sagradas, não nos sendo permitido fazer qualquer uso delas, apenas mirá-las, a fim de que possamos agradecer e louvar Teu grande nome, por Teus milagres, Teus feitos maravilhosos e Tuas salvações.

. Fonte:

Revista Morashá - Edição 117 - Dezembro de 2022

http://www.morasha.com.br/chanuca/celebrando-chanuca-15.html



Nenhum comentário: