25 de dezembro de 2022

O QUE SIGNIFICA SER JUDEU? - POR TZVI FREEMAN


Você consegue enxergar um tempo no qual todos os judeus seguirão os mesmos costumes?


. Pergunta:

Você consegue enxergar um tempo no qual todos os judeus seguirão os mesmos costumes? Por exemplo, os sefaraditas comem kitnyot em Pêssach, enquanto eu, como askenazita, não tenho permissão de comer alguns legumes casher e arroz branco puro em Pêssach. Creio que se alguns judeus disserem que está tudo bem, não deveria haver problemas com isso para todos os judeus!

. Resposta:

Certa vez, na ilha da Irlanda, muitas pessoas pensavam que seria uma boa ideia todos na ilha cultivarem o mesmo tipo de batata. Daquela maneira, todos poderiam usar as mesmas técnicas de cultivo, todos plantariam e colheriam ao mesmo tempo, e todas as batatas teriam o mesmo sabor.

O resultado? Apareceu um pequeno inseto/fungo, e dentro de uma semana ele acabou com toda a plantação de batatas irlandesas. Até hoje, a Irlanda jamais voltou a ter o tamanho da população que tinha antes disso.

O povo judeu tem conseguido sobreviver a todo tipo de provação, física, social e espiritual, pragas e perseguições que existem por três mil e quinhentos anos. Talvez, apenas talvez, a diversidade de costumes possa ser um fator dessa estratégia de sobrevivência.

Obviamente, a Torá estabelece limites. Assim como as leis da harmonia estabelecem limites sobre o que torna a música harmoniosa e as regras de cor e simetria criam limites sobre aquilo que torna um desenho atraente, também a lei judaica nos fornece os parâmetros para determinar o que é casher e o que não é, o que é saudável para a alma e o que é prejudicial, o que D'us deseja ver em Seu mundo e aquilo que Ele deseja expulsar. Mas dentro desses limites, você não acha que Ele poderia apreciar um pouco de variedade? Ou apenas batatas irlandesas o tempo todo?

. Fonte:

Rabino Tzvi Freeman, editor sênior de Chabad.org, também lidera nossa equipe Pergunte ao Rabino. É autor de Trazendo o Céu para a Terra. Para inscrever-se e receber atualizações regulares sobre os artigos de Rabino Freeman, visite os Freeman Files.

https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/1695154/jewish/O-que-significa-ser-judeu.htm

Nenhum comentário: