26 de janeiro de 2019

NETANYAHU DIZ QUE MISSÃO ISRAELENSE PARTIRÁ PARA BRUMADINHO (MG) EM 24 HORAS


Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o presidente Jair Bolsonaro - Fernando Frazão/Agência Brasil

Governo de Israel já tem preparado um avião para trazer suprimentos e equipamentos para ajudar as vítimas da tragédia em Minas Gerais
São Paulo - O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu usou sua conta no Twitter para comentar as conversas que teve com o presidente Jair Bolsonaro, para oferecer auxílio ao Brasil diante da tragédia ocorrida na sexta-feira, em Brumadinho (MG). O premiê israelense confirmou que ofereceu ajuda ao País para reforçar os trabalhos de resgate e buscas na região, atingida pela ruptura de uma barragem da Vale.

JUDAÍSMO TRADICIONAL & JUDAÍSMO MESSIÂNICO


O governo de Israel não reconhece os judeus messiânicos como judeus . O Ministério do Interior de Israel classifica tais como cristãos

Judaísmo Messiânico é o nome de uma ramificação religiosa cristã que aceita as tradições religiosas judaicas porém também acredita na figura de Jesus de Nazaré como o Messias esperado pela tradição profética judaica. Destacamos este tópico, justamente para diferenciar o judaísmo tradicional do judaísmo messiânico já que este último não é considerado judaísmo pela vasta maioria dos judeus.

MINISTRO SANTOS CRUZ: QUESTÕES PRÁTICAS PODEM INVIABILIZAR MUDANÇA DA EMBAIXADA DO BRASIL EM TEL AVIV PARA JERUSALÉM EM ISRAEL


General-de-Divisão Carlos Alberto dos Santos Cruz, anunciado por Bolsonaro para assumir Secretaria de Governo

'Entre a ideia e a realidade, você tem uma distância bastante longa', afirmou general à BBC News Brasil. Apesar das promessas do presidente Jair Bolsonaro a grupos evangélicos e ao governo israelense de transferir a embaixada brasileira no país de Tel Aviv para Jerusalém, a viabilidade da medida é vista com ressalvas dentro do Palácio do Planalto. À BBC News Brasil, o ministro da Secretaria de Governo, general da reserva Carlos Alberto dos Santos Cruz, disse que possíveis consequências práticas dessa decisão podem impedir a transferência. Lideranças evangélicas querem que a mudança da embaixada seja concretizada até abril, mês em que se celebra a criação do Estado de Israel em 1948. Questionado se considerava isso possível, Santos Cruz disse que seria inviável.

A FESTA DE HANUKÁ (חנוכה)


Vindo da Macedônia, o império grego expande-se de maneira significativa, conquistando desde o Egito, Oriente Médio, até a Índia

Primeiramente, o que significa a palavra hebraica Hanuká? Hanuká  (ou Chanucá) significa consagração ou dedicação. Esta festa é também conhecida no meio judaico como Festa das Luzes. Em João 10:22, vemos Yeshua (Jesus) passeando no Templo na comemoração da Festa da Dedicação. Essa passagem é a única passagem bíblica no Novo Testamento que se refere à referida festa. Não encontramos esta celebração no Antigo Testamento porque o fato que deu origem a esta festa ocorreu no ano 162 a.C.

CIÊNCIA: MINISTRO MARCOS PONTES FAZ MISSÃO TÉCNICA A ISRAEL


Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações fará viagem para buscar tecnologias e parcerias para o Brasil

Ministro afirmou que entre as suas prioridades está contribuir com a qualidade de vida das pessoas - Foto: Bruno Peres/MCTIC. De 27 de janeiro a 1º de fevereiro, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, fará visita técnica a Israel para conhecer projetos de inovação e tecnologias estratégicas. As instalações de dessalinização de água estão entre os locais a serem conhecidos.

23 de janeiro de 2019

KIPÁ ( כיפה): POR QUE COBRIR A CABEÇA DOS HOMENS?


A kipá (כיפה) nos identifica como judeus aos olhos de todos transmitindo a mensagem de que "pertencemos" a algo e a Alguém: D’us!

. Pergunta:

Eu gostaria de fazer-lhe uma pergunta sobre cobrir a cabeça com uma kipá ou um chapéu. Deixe-me primeiro dizer que não pretendo ser desrespeitoso. Minha pergunta é a seguinte: se eu sei que cobrir a cabeça significa reconhecer que D’us está acima de mim, por que preciso realmente cobrir a cabeça, pois já sei que Ele está acima de mim em minha mente e coração?

22 de janeiro de 2019

UM ÊXODO JUDAICO PARA UMA NOVA TERRA (AMÉRICA)


Rimonim em prata E portraits da família Levy-Franks, da exposição "Os primeiros judeus americanos",na New-York Historical Society. (Mark Kauzlarich, para o The New York Times)

Se é que se pode dizer que um evento de tal magnitude teve um lado positivo, a Inquisição o teve para os judeus da Espanha e Portugal: o fato de empurrá-los para as Américas, onde, de modo geral, encontraram tolerância e oportunidades que lhes tinham sido negadas na Europa.

TU B'SHVAT (ט״ו בשבט) E AS 7 ESPÉCIES


“Porque o Eterno, teu D’us te traz à uma boa terra... 
terra de trigo e cevada, de figueira e de romeira; 
terra de oliveira que dá azeite, e de tamareira” 
(Deuteronômio 8:7-9)

O 15º dia do mês judaico de Shvat, Tu B’Shvat (ט״ו בשבט), é o Ano Novo das Árvores – um dos 4 Anos Novos mencionados no Talmud. Os outros 3 são 1º de Tishrei (Rosh Hashaná), 1º de Nissan e 1º de Elul.

20 de janeiro de 2019

MEMORIAL DA IMIGRAÇÃO JUDAICA EM SÃO PAULO


O museu reúne importante acervo com documentos e obras raras que narram a história e a contribuição dos imigrantes judeus ao desenvolvimento do Brasil desde os seus primórdios (Foto: André Nehmad e Lilian Knobel)

A cidade de São Paulo ganha o seu primeiro Memorial da Imigração Judaica. Localizado na sede da Sinagoga mais antiga do Estado, a Kehilat Israel (Congregação de Israel, em hebraico), na Rua da Graça, no bairro do Bom Retiro, o museu reúne importante acervo com documentos e obras raras que narram a história e a contribuição dos imigrantes judeus ao desenvolvimento do Brasil desde os seus primórdios.