23 de janeiro de 2019

KIPÁ ( כיפה): POR QUE COBRIR A CABEÇA DOS HOMENS?


A kipá (כיפה) nos identifica como judeus aos olhos de todos transmitindo a mensagem de que "pertencemos" a algo e a Alguém: D’us!

. Pergunta:

Eu gostaria de fazer-lhe uma pergunta sobre cobrir a cabeça com uma kipá ou um chapéu. Deixe-me primeiro dizer que não pretendo ser desrespeitoso. Minha pergunta é a seguinte: se eu sei que cobrir a cabeça significa reconhecer que D’us está acima de mim, por que preciso realmente cobrir a cabeça, pois já sei que Ele está acima de mim em minha mente e coração?


A kipá (כיפה) é um pouco como uma aliança de casamento. A aliança é um sinal de que você pertence a alguém

. Resposta:

Primeiro, fazer uma pergunta sincera jamais é desrespeitoso. A kipá é um pouco como uma aliança de casamento. A aliança é um sinal de que você pertence a alguém. Então, se você pensa no seu ente querido o tempo todo, não precisa mais usar a aliança? A aliança é usada somente até um amar o outro o bastante para não precisar de um lembrete? Claro que não, porque:

1 – Só porque você "sabe" que é casado, isso não significa que você não vai "esquecer" quando as tentações surgirem.

2 – O anel não é apenas um símbolo para quem o usa. Também transmite uma mensagem a todos que o vêem. Todos devem saber que esta pessoa pertence a uma outra.

3 – Se você vê o casamento como um fardo, então você usa a aliança como uma bola com corrente no pé. Mas se você está em um relacionamento profundo e verdadeiro, então você usa o anel com orgulho, porque a própria existência do anel significa que existe alguém que o ama mais que tudo no mundo.


O kipá não é apenas um símbolo para quem o usa. Também transmite uma mensagem a todos que o vêem

. O mesmo ocorre com a kipá:

1 – Somente uma pessoa muito sagrada poderia estar consciente de D’us o tempo todo. O restante de nós (homens) precisa de algo muito concreto para nos lembrar que Ele está sempre ali.

2 – Serve também para nos identificar como judeus aos olhos de todos ao nosso redor, de que "pertencemos" a algo e a Alguém.

3 – E nós o usamos com orgulho, porque o povo judeu tem um relacionamento profundo e amoroso com D’us. O verdadeiro amor está com você o tempo todo. E você quer contar ao mundo!

. Pergunta:

Gostei da explicação sobre a kipá, mas porque então somente os homens usam kipot? Como as mulheres se identificam como judias aos olhos daqueles em volta?


Os judeus usam o kipá com orgulho, porque o povo judeu tem um relacionamento profundo e amoroso com D’us


. Rabino Moss:

No e-mail, eu enfatizei a beleza de usar uma kipá. Mas no final, é um sinal de fraqueza. Somente porque a espiritualidade é alheia a nós, precisamos de um lembrete concreto dela. Segundo a Cabalá, a alma feminina está mais sintonizada com estas coisas e portanto não precisa de algo tão superficial para lembrá-la de sua conexão inata com D’us. É por isso que os homens precisam de mais cerimônia e rituais que as mulheres (como talit, tefilin, chamadas à Torá). Os homens são mais físicos e grosseiros (concorda?). Sem o ritual, a espiritualidade é abstrata demais para os homens entenderem. Uma mulher é mais sensível àquilo que é sagrado e sublime, e portanto não precisa de tantos rituais para expressar sua conexão de alma.
A propósito, isso não é uma tentativa de proteger mulheres ou de mudar idéias judaicas para serem mais modernas e aceitáveis. É um conceito antigo, escrito pelos místicos há milhares de anos.

. Pergunta:

Muito interessante, sua explicação. E de forma alguma achei que estava protegendo as mulheres. Na verdade, foi o oposto. O estudo da Lei Judaica abriu meus olhos para o grande respeito que o Judaísmo tem pelas mulheres.
Mas você também escreveu que a kipá serve para nos identificar como judeus aos olhos dos outros. Se eu não estiver usando algo visível, como aqueles ao meu redor perceberão isso?


Um homem precisa "anunciar" seu Judaísmo não tanto para as pessoas ao redor como para si mesmo. A espiritualidade masculina é agressiva e visível, e precisa ser mostrada

. Rabino Moss:

Bem lembrado. Um homem precisa "anunciar" seu Judaísmo não tanto para as pessoas ao redor como para si mesmo. A espiritualidade masculina é agressiva e visível, e precisa ser mostrada. Esta é uma maneira de refinar o ego masculino. A espiritualidade feminina é mais interior e sutil, e seria comprometida se fosse anunciada.

. Fonte:

Por Aron Moss 

https://www.beitlubavitchrio.org/library/article_cdo/aid/666806/jewish/Por-que-Cobrir-a-Cabea.htm

Nenhum comentário: