6 de janeiro de 2018

O "DESCANSO" EM DIAS DIFERENTES: OS DIAS DE DESCANSO RELIGIOSO DE JUDEUS, CRISTÃOS E MUÇULMANOS


Descanso merecido: Como as mais antigas religiões reservam um dia especial da semana para prestar reverência a Deus e renovar as forças

O tempo voa. Sim, é verdade. Mas, se não tivermos a cada semana uma pausa, fica a sensação de que estamos numa roda-viva, sem parada. O lazer – com cinema, festa, agito – é uma possibilidade de sair da rotina. Nem sempre isso significa descansar e repor as energias para mais um período de trabalho. Porém, podemos aprender com as antigas religiões as formas de cultivar pausas sagradas.

5 de janeiro de 2018

POLÊMICA: VOCÊ SABE A ORIGEM HEBRAICA DO NOME KALEB/ CALEB (כלב)?


Na Bíblia, Kaleb (כלב), as vogais ainda não tinham sido inventadas pelos gregos, foi um dos 12 homens enviados por Moisés

A princípio, com origem no hebraico kelebh significa literalmente “cão, cachorro”. É a variante em inglês e a forma hebraica antiga de "Caleb". Entretanto, a letra "ב" em hebraico faz toda a diferença, pois ela pode ser pronunciada como "b" ou"v", portanto, "Kelev" significa cão, mas "Kol'Lev" significa de coração inteiro. 

A ORIGEM HEBRAICA DO NOME "DÉBORA" ( דְּבוֹרָֽה)


Debhoráh  ( דְּבוֹרָֽה) quer dizer “abelha” e tem como raiz semítica o elemento d-b-r, que significa “zumbir, zunir”

Débora: Significa “abelha”, "mulher trabalhadora e esforçada".
Originado no hebraico Debhoráh  ( דְּבוֹרָֽה), que quer dizer “abelha”, tem como raiz semítica o elemento d-b-r, que significa “zumbir, zunir”, e dabhár, que significa “palavra”.


A ORIGEM DO NOME "MICHAEL" EM HEBRAICO (מִיכָאֵל) É UMA PERGUNTA. VOCÊ SABIA?


A versão tradicional em português é "Miguel" e, por esse motivo, esse nome reflete humildade

O nome Maicon é uma variante brasileira do original na língua inglesa Michael. Esse, que por sua vez, se originou a partir do hebraico מִיכָאֵל (Mikha'el), formado pela junção dos elementos mikhayáh e El e significa “quem é como Deus?”​.
O seu significado tem o sentido de uma pergunta retórica. A pergunta: “quem é como Deus?”​ presume a resposta "ninguém é como Deus".​ Por esse motivo, esse nome reflete humildade.

A INFLUÊNCIA DO ZOROASTRISMO NO JUDAÍSMO: APÓS O EXÍLIO BABILÔNICO


O evento do exílio babilônico provocou, sem dúvida, muitas transformações na maneira de pensar dos judeus do chamado Período do Segundo Templo em Jerusalem

Resumo: O Zoroastrismo, também chamado de Masdaísmo ou Parsismo, é uma religião monoteísta reformada na antiga Pérsia pelo profeta Zaratustra, a quem os gregos chamavam de Zoroastro. É considerada como a primeira manifestação de um monoteísmo ético. De acordo com historiadores da religião, algumas das suas concepções religiosas, como a crença no paraíso, na ressurreição, no juízo final e na vinda de um messias, viriam a influenciar o judaísmo, o cristianismo e o islamismo. 
O Zoroastrismo tem seus fundamentos fixados no Avesta e admite a existência de duas divindades (dualismo), representando o Bem (Aúra-Masda) e o Mal (Arimã), de cuja luta venceria o Bem. Já no Judaísmo, Deus é único, indivisível e a fonte de todo bem e mal.