22 de dezembro de 2018

CURIOSIDADES SOBRE O JUDAÍSMO


O Judaísmo retrata que a Presença de D’us se revelava no Templo Sagrado de Jerusalém

. Em 1664, a Grã-Bretanha tomou posse de New Amsterdam (Nova Amsterdã), mudando o nome desta para New York (Nova Iorque). Sob domínio inglês, os judeus de Nova Iorque receberam mais direitos civis. Em 1706, já haviam criado uma comunidade judaica, chamada de Shearit Israel (O Portão de Israel).

. O nome do filho de Avraham e Sarah, Isaac, deriva da palavra hebraica "yitzhak"’, que significa "ele rirá". Isaac recebeu esse nome porque sua mãe, Sarah, riu quando D’us prometeu que ela teria um filho, apesar de sua idade avançada. O nome Isaac também refletiu a alegria de Abraão por ter um filho com sua esposa Sarah que, até então, não conseguira engravidar.

20 de dezembro de 2018

CONDIMENTOS CONSUMIDOS DESDE OS TEMPOS BÍBLICOS: A ORIGEM DA PALAVRA CANELA (קינמון [KINAMON] = EM HEBRAICO) E OUTRAS ESPECIARIAS TRADICIONAIS


Houve época em que os temperos eram usados mais para disfarçar o sabor da comida; na época em que não havia transportes refrigerados, muitas vezes certos alimentos chegavam à despensa de uma casa meio estragados

. Palavras: alecrim , canela , condimento , cravo , especiaria , funcho , horta , hortelã , louro , menta , moscada , noz , orégano , pimenta , sal , salsa , sálvia , tomilho , vinagre.

Há muito tempo a humanidade acrescenta temperos à comida que está fazendo para lhe modificar o sabor. Tempero vem do Latim temperare, “misturar corretamente, moderar, juntar, regular”. Daí o uso do verbo temperar também em relação à preparação de metais e até em relação à preparação da água do banho para o bebê. Ela estaria relacionada a tempus, “momento, estação,tempo”, com a conotação de “momento certo”, no que tange à comida.
Houve época em que os temperos eram usados mais para disfarçar o sabor da comida; na época em que não havia transportes refrigerados, muitas vezes certos alimentos chegavam à despensa de uma casa meio estragados, precisando de alguma modificação no sabor para que isso não fosse percebido.