10 de novembro de 2018

JOVEM MUÇULMANA VIRALIZA NAS REDES SOCIAIS AO DEFENDER O PAÍS ONDE NASCEU: ISRAEL


Dema Tayan, de 25 anos, causou polêmica ao declarar afinidade aos valores "democráticos" praticados em Israel; a única democracia no Oriente Médio

“Você, um jornalista árabe, tem uma plataforma para expressar suas opiniões e expressar suas ideias. Eu posso trabalhar em qualquer lugar que se adeque às minhas habilidades e profissão. Todas as oportunidades de trabalho são iguais para árabes e judeus. Espero que todos os países árabes tenham um estado democrático, exatamente como é Israel”, disse Dema Taya, de 25 anos, árabe-israelense de religião muçulmana, em tensa entrevista no canal árabe-israelense Musawa.

9 de novembro de 2018

FOLHA DE SÃO PAULO PUBLICA A RESPOSTA DA CONIB A CAETANO VELOSO - 26 NOV 2015


Fernando Lottenberg, presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib), respondeu ao artigo escrito por Caetano Veloso no jornal Folha de São Paulo, em 2015

O jornal Folha de São Paulo publicou em 15 de novembro de 2015 a resposta de Fernando Lottenberg, presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib), ao artigo escrito por Caetano Veloso na edição de 8 de novembro de 2015. Leia a seguir o texto:

HISTÓRIA DA COMUNIDADE JUDAICA DE MINAS GERAIS


Festa de Israel na Praça Estado de Israel - na região de Mangabeiras - Belo Horizonte (MG)

A presença de cristãos-novos em Minas Gerais tem sua origem no processo de colonização do Brasil, entre os séculos 16 e 18. Essa presença é indicada por vestígios materializados nos autos da Inquisição, em testamentos e também constituída por bens imateriais, tais como as tradições culturais de origem judaica. Posteriormente, com o crescimento urbano e as oportunidades profissionais, muitos judeus vieram a residir na região, para trabalhar principalmente com pedras e minério (mica) e no comércio.

7 de novembro de 2018

JUDAÍSMO: ENVELHECER


A Torá nos ordena a respeitar todos os idosos, independentemente de sua erudição e piedade

A Torá considera a idade avançada como uma virtude e uma bênção. No decorrer da Torá, “velho” (zakein) é sinônimo de “sábio”; a Torá nos ordena a respeitar todos os idosos, independentemente de sua erudição e piedade, porque os muitos desafios e experiências que cada ano adicional da vida traz abrigam uma sabedoria que o jovem prodígio mais realizador não pode igualar. Descreve Avraham como aquele que “era velho, entrado em dias” (Bereshit 24:1) – seus dias acumulados, cada qual repleto de estudo e realização, significava que com cada dia que passava seu valor aumentava. Assim, uma velha idade é considerada como uma das maiores bênçãos concedidas sobre o homem.

4 de novembro de 2018

VAMOS CANTAR EM HEBRAICO!! CANTOR ISRAELENSE SHLOMO ARTZI (שלמה ארצי)


מילים ולחן: שלמה ארצי
ביצוע במקור: נורית גלרון

SURDOS: OS BILÍNGUES BIMODAIS (A SURDEZ NÃO DISCRIMINA)


A história do INES, fundado em 1857, se confunde com a história de criação da Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Rio de Janeiro - Em 26 de setembro foi comemorado o Dia Nacional do Surdo (Lei nº11.796/2008). Esse dia foi escolhido como homenagem à data de criação, no Rio de Janeiro, da primeira Escola de Surdos do Brasil, hoje conhecida como Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines).