12 de janeiro de 2019

SALOMÃO SEREBRENICK: BREVE HISTORIA DOS JUDEUS NO BRASIL


Os estados brasileiros escritos em hebraico

A história dos judeus no Brasil constitui um caso único; pois de nenhum outro país se pode dizer que nele os judeus tenham vivido ao longo de toda a sua existência, contribuindo substancialmente para o seu desenvolvimento econômico e social. De fato, desde o descobrimento do país – evento este do qual participaram, tendo inclusive ajudado nos seus preparativos – até a época presente, os judeus, quase sem intermitência, aberta ou disfarçadamente, estiveram integrados nos processos de formação da nacionalidade.

SINAGOGA BEIT YAACOV (CASA DE jACÓ) NO PARANÁ


As pedras do revestimento da Sinagoga Beit Yaacov, em Curitiba (PR), vieram especialmente de Jerusalém

Foi inaugurada em 2011, numa cerimônia emocionante, com a presença maciça da comunidade judaica do Paraná a Sinagoga Beit Yaacov, construída dentro das instalações do Centro Israelita do Paraná (CIP), num tempo recorde de 7 meses, a tempo de poder ser utilizada nas Grandes Festas (Rosh Hashaná e Iom Kipur) de 5772. A nova sinagoga surpreendeu os membros da comunidade não só na rapidez com que foi erguida, mas também pela beleza do projeto que encantou a unanimidade dos presentes, mas também pelos detalhes como as pedras do revestimento, que vieram de Jerusalém. 

10 de janeiro de 2019

A HISTÓRIA DO MUSEU JUDAICO DE SÃO PAULO


O Museu Judaico de São Paulo foi inaugurado em 2016, englobando o Templo Beth-El

Um local para preservar a história dos judeus de São Paulo para as futuras gerações, e assim resguardar o futuro - esse é o objetivo do Museu Judaico de São Paulo. Inaugurado em fevereiro de 2016.
O autor inglês George Orwell, em sua consagrada obra “1984”, afirma que “a maneira mais eficaz de destruir um povo é negar-lhe e obliterar seu próprio entendimento de sua história” e que “aquele que controla o passado controla o futuro. Aquele que controla o presente controla o passado”.

9 de janeiro de 2019

SINAGOGA SEM FRONTEIRAS: MASTURBAÇÃO NO JUDAÍSMO?!


Tema polêmico: Confira segundo o comentário basedo na ótica judaica

SINAGOGA SEM FRONTEIRAS: DIABO EXISTE? LÚCIFER, SATANÁS - A ORIGEM DO MAL


Diabo Existe? Lúcifer, Satanás: A origem do mal

Diabo existe ? Como o judaísmo entende essa questão é diferente do Cristianismo ? Nesse vídeo Rabino Ventura explica como o Judaísmo entende a figura do diabo, Satanás, Lucifer sob a luz da Torah.

INAUGURAÇÃO DA "SINAGOGA SEM FRONTEIRAS" NA CAPITAL PAULISTA


No último dia 26 setembro de 2018, a equipe do Mosaico foi conferir a inauguração da Sinagoga Sem Fronteiras no bairro Jardim Paulistano, na capital paulista, sob comando do Rabino Ventura! Mosaico na TV: Terça e quarta-feira às 21h. Canal 9 net | 186 vivo | 8 vivo fibra. Assista online às 21h: tvaberta.tv.br/ao-vivo. Créditos: Câmera: Edson Folco.