12 de janeiro de 2019

SINAGOGA BEIT YAACOV (CASA DE jACÓ) NO PARANÁ


As pedras do revestimento da Sinagoga Beit Yaacov, em Curitiba (PR), vieram especialmente de Jerusalém

Foi inaugurada em 2011, numa cerimônia emocionante, com a presença maciça da comunidade judaica do Paraná a Sinagoga Beit Yaacov, construída dentro das instalações do Centro Israelita do Paraná (CIP), num tempo recorde de 7 meses, a tempo de poder ser utilizada nas Grandes Festas (Rosh Hashaná e Iom Kipur) de 5772. A nova sinagoga surpreendeu os membros da comunidade não só na rapidez com que foi erguida, mas também pela beleza do projeto que encantou a unanimidade dos presentes, mas também pelos detalhes como as pedras do revestimento, que vieram de Jerusalém. 


Miguel Krigsner em seu discurso de inauguração observou que, talvez as pedras sejam do mesmo local, de onde saíram para construção Templo de Jerusalém

Miguel Krigsner que, com sua família, doou todo o complexo, que ainda inclui uma mikve, sala do rabino, salão de festas além de estacionamento coberto, mais a sala de estudos que levou o nome de Joel Bergman, em seu discurso de inauguração observou que, talvez as pedras sejam do mesmo local, de onde saíram para construção Templo de Jerusalém.
Já o rabino Simon Moguilevski, que há anos atrás liderou a comunidade de Curitiba, destacou que o sobrenome Krigsner provém de duas palavrais judaicas ‘krig” que quer dizer guerra ou luta e “ner” que significa vela, mas no sentido de luz, ou seja aquele que luta pela iluminação (sabedoria). Além deles, falaram na inauguração, o diretor do Departamento Religioso, da Comunidade, o Adrian Gottfried, da Comunidade Shalom de S. Paulo; o rabino Dario Feiguin, da Comunidade Amichai, de Buenos Aires; a presidente da Kehilá, Ester Proveller, e o rabino da comunidade Curitiba, Pablo Berman.
O projeto arquitetônico é de Manoel Doria, o engenheiro responsável foi Jaime Ingberrman, a sinagoga tem 600 lugares. A mikve foi projetada pelo arquiteto Salomão Figlarsz. O Aron Hakodesh, a Arca onde se guardam os Rolos da Torá foi produzida pelo Artist Studio, de Avraham Fried, em Kiryat Gat, Israel e os bancos e o mobiliário fabricados pelo Kibutz Lavi, próximo a Tiberíades, que é especializado nesse campo.


O projeto arquitetônico é de Manoel Doria, o engenheiro responsável foi Jaime Ingberrman, a sinagoga tem 600 lugares

Foi a primeira em Curitiba que se reuniram sete rabinos para a inauguração de uma sinagoga: Pablo Berman, Yossef Dubrawsky, Mendel Stolik e Mendel Labkowsky de Curitiba; Simon Moguilevsky e Dario Feiguin, da Argentina e Adrian Gottfried, de São Paulo. Também estavam presentes o chazan Avi Burstein e Alberto Burstein da CIP de SP, Ariel Blufstein, diretor executivo do Movimento Massorti na América Latina e Gabriela Glazman, representante a Agência Judaica, além dirigentes das instituições judaicas locais.

. Fonte:

http://feipr.org.br/noticias.aspx?id=196&n=INAUGURA%C3%87%C3%83O%20DA%20NOVA%20SINAGOGA

Nenhum comentário: