6 de outubro de 2018

CURIOSIDADE: O SIGNIFICADO DO NOME "MIGUEL" (מיחאל). NA REALIDADE, TRATA-SE DE UMA PERGUNTA (?!)


Este nome (מיחאל) é citado 5 vezes na Bíblia como um arcanjo e é tido como um símbolo de humildade diante de Deus

Significado: 

Miguel é um nome masculino e tem origem no hebraico Mikhael, formado a partir da junção dos elementos mikhayáh (Quem?), sendo Mi (Quem), Ha (Pronome definido ou indicador de posse) e El (Deus): Mi+Ha+El (מי + ח + אל) = “Quem é como Deus?” Este nome é citado 5 vezes na Bíblia como um arcanjo e é tido como um símbolo de humildade diante de Deus. A base do significado do nome é uma pergunta retórica, cuja resposta subentendida é: “Ninguém é como Deus”.


QUAL É A DIFERENÇA DO HEBRAICO BÍBLICO PARA O MODERNO? QUAL DELES VALE À PENA APRENDER?


É muito importante, porém, ressaltar que o Hebraico Moderno é de fato uma verdadeira ressureição do Hebraico Bíblico que era falado há 2 mil anos

Há muitos detalhes que diferenciam dramaticamente o Hebraico da Bíblia do Hebraico que hoje falamos no moderno Estado de Israel. Se desejar saber mais detalhes sobre os tipos de Hebraico que existem, é indicado uma leitura mais detalhada neste artigo:

5 de outubro de 2018

BATE-PAPO: CONVERSÕES AO JUDAÍSMO NO BRASIL - É POSSÍVEL TORNAR-SE JUDEU?


A concepção judaica diz que judeu é aquele que nasce de mãe judia ou quem se converte de acordo com a Halachá, a Lei Judaica

As conversões ao judaísmo feitas por entidades liberais ou reformistas não são reconhecidas pelos ortodoxos. Sendo assim, um não-judeu que deseja de mente e coração viver dentro da Torá e seus preceitos pode se tornar judeu?  
Reformista, Reconstrucionista e, sob certas circunstâncias, os rabinos conservadores reconhecem a validade das conversões realizadas por rabinos de todos os ramos do Judaísmo. A maioria dos rabinos ortodoxos, no entanto, não reconhece conversões não ortodoxas. Seu rabino patrocinador/tutor discutirá com você quaisquer implicações de conversão sob a orientação dele. A sinceridade deve ser fator fundamental, sempre.

4 de outubro de 2018

JUDEUS NO SUBÚRBIO DA LEOPOLDINA (RJ): MONTAGEM DA SUCÁ (CABANA) PARA O FERIADO DO SUCOT (CABANAS) 2018 NA SINAGOGA AVAHAT SHALOM!


Sinagoga Ahavat Shalom (Amor pela paz, em hebraico) é destaque em Prêmio Internacional recebido pelo Hillel Rio de Janeiro

No dia 23 de setembro de 2018, ocorreu a montagem da Sucá na sinagoga dando início aos preparativos do Chag (feriado). Nas fotos, há alguns integrantes da comunidade judaica no subúrbio da Leopoldina (RJ) ajudando na montagem.