5 de outubro de 2018

BATE-PAPO: CONVERSÕES AO JUDAÍSMO NO BRASIL - É POSSÍVEL TORNAR-SE JUDEU?


A concepção judaica diz que judeu é aquele que nasce de mãe judia ou quem se converte de acordo com a Halachá, a Lei Judaica

As conversões ao judaísmo feitas por entidades liberais ou reformistas não são reconhecidas pelos ortodoxos. Sendo assim, um não-judeu que deseja de mente e coração viver dentro da Torá e seus preceitos pode se tornar judeu?  
Reformista, Reconstrucionista e, sob certas circunstâncias, os rabinos conservadores reconhecem a validade das conversões realizadas por rabinos de todos os ramos do Judaísmo. A maioria dos rabinos ortodoxos, no entanto, não reconhece conversões não ortodoxas. Seu rabino patrocinador/tutor discutirá com você quaisquer implicações de conversão sob a orientação dele. A sinceridade deve ser fator fundamental, sempre.



O reconhecimento de conversões depende de cada denominação judaica

. Resposta(s):

A concepção judaica diz que judeu é aquele que nasce de mãe judia ou quem se converte de acordo com a Halachá, a Lei Judaica. Da mesma forma que ao nascer uma criança de um ventre judaico, adentra nela, automaticamente, uma alma judia, o mesmo ocorre com uma pessoa que passa por uma conversão feita conforme os pormenores da Halachá.
O que significa "feito conforme a Halachá"? Antes de mais nada, a Lei Judaica descreve que uma pessoa só pode passar por uma conversão quando tem a única e exclusiva intenção de abraçar o judaísmo por ideologia, ou seja, por achar que esta é a religião correta a seguir conforme seu entender, sem segundas intenções. Na Halachá consta que, se uma pessoa deseja converter-se para enriquecer, para tornar-se eminente ou, até mesmo, com intenção de se casar, não se deve a princípio convertê-la. Portanto, conforme a Lei Judaica, antes de passar pelo processo de conversão, o Rabinato deve examinar cada caso para sentir se realmente é sincero.
Além disto, o candidato à conversão deve realmente tomar a firme decisão de manter as leis judaicas, não bastando apenas aceitar o judaísmo de coração, pois no judaísmo o que mais importa são as ações e não apenas as intenções. Antes de se converter, este já deve estar cumprindo as leis básicas do judaísmo para comprovar que as seguirá também posteriormente.


As pessoas que consideram a conversão ao Judaísmo devem estudar teologia, rituais, história, cultura e costumes judaicos e começar a incorporar a prática judaica em suas vidas

. Tribunal Rabínico:

Com relação ao próprio processo de conversão, este deve ser feito por um Bet Din (Tribunal Rabínico) composto por três rabinos idôneos (que cumprem as leis judaicas, logicamente), sendo estes conhecedores da Halachá a fundo.
Uma pessoa que passe por este tipo de conversão é considerada judia em todos os aspectos, igual a qualquer outro judeu de nascença e até mais; pois, conforme afirma Maimônides, um judeu de nascença é chamado de filho dos Patriarcas, Avraham, Yitschac e Yaacov; um verdadeiro convertido, porém, é considerado um filho de D'us. A Torá nos ordena tratá-lo com amor, sem reprimi-lo ou enganá-lo.
Uma pessoa, entretanto, que passa por uma conversão fictícia, por mais bem intencionada que seja, não pode ser considerada judia, não apenas conforme o chassidismo, mas conforme a Halachá; pois, no momento de uma conversão real, ocorre não somente uma mudança nos hábitos da pessoa, mas algo mais profundo: ela recebe uma alma judia. Isto só pode ocorrer quando a conversão é feita de acordo com a vontade do Criador das almas, a qual Ele expressou na Halachá por intermédio de Moshê.



Antes de se converter, este já deve estar cumprindo as leis básicas do judaísmo para comprovar que as seguirá também posteriormente

. O reconhecimento das conversões depende de cada denominação judaica:

Isto não quer dizer que uma pessoa que passou por outro tipo de conversão não seja benquista pela Halachá; muito pelo contrário, pode ser até que tenha as melhores intenções e seja uma ótima candidata, só que escolheu entre as várias denominações atuais e não necessariamente a ortodoxa. Como vimos anteriormente, o reconhecimento de tais conversões depende de cada denominação judaica. 
Nossos sábios aprenderam a maioria das leis de conversão da história de Ruth, a moabita. Após sua sincera devoção e aceitação total do judaísmo, foi aceita pelo Bet Din, convertida e posteriormente desposou o então líder do povo judeu, Boaz. Entre seus descendentes, encontramos personalidades chaves de nossa história, como o rei David, o rei Shelomô (Salomão), e toda sua dinastia, até seu último herdeiro, Mashiach (Messias).



O rabino não só irá discutir o processo e as implicações de se tornar um judeu, mas ele ou ela também irá explorar com você suas razões para querer fazê-lo

. Os judeus buscam convertidos?

Séculos atrás, os judeus se dedicavam ao proselitismo, particularmente durante o período greco-romano da história judaica. Naquela época, milhares de não-judeus que viviam na Ásia Menor abraçaram o Judaísmo, mas a destruição do Império Romano e ameaças mortais contra os judeus que procuravam convertidos marcaram o fim de tais esforços.
O Judaísmo, em geral, é uma religião aberta que prontamente acolhe aqueles que se voltam para ele, sinceramente, para cumprimento e orientação para enfrentar os desafios da vida. Nos últimos anos, as congregações reformistas – e a comunidade judaica reformista como um todo – tomaram uma atitude mais ativa na busca de pessoas que poderiam escolher se tornarem judeus. Ao mesmo tempo, o Judaísmo respeita as crenças religiosas dos outros, bem como as convicções daqueles que não escolhem nenhuma religião.


Tenha em mente que você é livre para escolher o rabino com quem você vai estudar. Fale com mais de um rabino e encontre alguém com quem você se sinta confortável

. Se eu decidir que eu quero me tornar um judeu, como eu faria isso?

Primeiro, precisa fazer uma consulta com um rabino. O rabino não só irá discutir o processo e as implicações de se tornar um judeu, mas ele ou ela também irá explorar com você suas razões para querer fazê-lo. Nas gerações anteriores, os rabinos desencorajariam os potenciais judeus por escolha, desviando-os três vezes para testar o quão sério eles eram. Este costume raramente é seguido hoje, mas a maioria dos rabinos levará tempo para discutir sua escolha e as expectativas sobre você.
As pessoas que consideram a conversão ao Judaísmo devem estudar teologia, rituais, história, cultura e costumes judaicos e começar a incorporar a prática judaica em suas vidas. Embora o escopo do curso varie de rabino para rabino e comunidade para a comunidade, a maioria exige um curso de Judaísmo básico e estudo individual com um rabino, bem como a participação em serviços religiosos e participação em casa e ter uma vida prática na sinagoga.
Tenha em mente que você é livre para escolher o rabino com quem você vai estudar. Fale com mais de um rabino e encontre alguém com quem você se sinta confortável. Este rabino então se tornará seu rabino patrocinador/tutor, guiando você através de cada etapa de sua conversão.


A comunidade judaica reformista, como um todo, se orgulha de seus muitos líderes congregacionais, bem como de um número de rabinos e cantores, que são judeus por escolha

. Se eu me tornar judeu, serei bem-vindo dentro da comunidade judaica reformista?

Os Judeus Modernos da Reforma acolhem de todo o coração aqueles que optaram por se converter ao Judaísmo, independente da denominação, reconhecendo que nossa comunidade judaica é fortalecida por aqueles que procuram ativamente tornar-se judeus. À medida que mais e mais judeus por escolha entram na comunidade judaica e à medida que a discussão pública sobre essa escolha cresce mais comum, os judeus por escolha descobriram que sua aceitação na comunidade judaica cresceu. De fato, a comunidade judaica reformista, como um todo, se orgulha de seus muitos líderes congregacionais, bem como de um número de rabinos e cantores, que são judeus por escolha.



Paciência e a vontade de discutir abertamente sua escolha com sua família será importante durante todo o processo de conversão

. Se eu me tornar um judeu, será esperado que eu me separe da minha família de origem?

NÃO. A conversão à uma nova religião não exige que você rompa laços familiares ou memórias. A maioria dos judeus por escolha mantém relações calorosas com sua família de origem. Alguns convertidos ao Judaísmo descobrem, entretanto, que, especialmente no início, sua família pode ficar magoada ou confusa por sua escolha. Esses sentimentos frequentemente resultam de mal-entendidos ou falta de conhecimento sobre o Judaísmo e são, portanto, perfeitamente compreensíveis. Paciência e uma vontade de discutir abertamente sua escolha com sua família será importante durante todo o processo de conversão. Seu rabino deve estar disposto a discutir isso, você também, como ele ou ela tem provavelmente conversas semelhantes com judeus-a-ser no passado. Você não está sozinho!



O judaísmo é uma religião de pessoas e comunidade

. Posso me converter ao judaísmo on-line?

O Judaísmo dá as boas-vindas àqueles que desejam se converter, e uma grande quantidade de informações sobre o Judaísmo está agora disponível na Internet, tornando-a uma maneira maravilhosa de começar a aprender. No entanto, a conversão ao judaísmo envolve tempo e esforço: estudo, dedicação, sinceridade e prática no contexto de uma comunidade judaica ativa. O judaísmo é uma religião de pessoas e comunidade. Uma vez que um aluno está pronto para se converter, há rituais significativos que marcam a entrada do novo judeu na aliança e afirmam o abraço da comunidade dele ou dela. Portanto, a conversão através da Internet simplesmente não é possível ou aconselhável. Converter-se desse modo não seria significativo nem satisfatório. Além disso, muitos rabinos não reconhecerão a conversão on-line. Você pode estudar on-line, porém o processo em si é presencial.

. Fontes:

http://www.chabad.org.br/interativo/FAQ/tor_judeu.html

https://www.britbraja.org/single-post/2017/01/23/Escolhendo-o-Juda%C3%ADsmo

Nenhum comentário: