4 de outubro de 2018

JUDEUS NO SUBÚRBIO DA LEOPOLDINA (RJ): MONTAGEM DA SUCÁ (CABANA) PARA O FERIADO DO SUCOT (CABANAS) 2018 NA SINAGOGA AVAHAT SHALOM!


Sinagoga Ahavat Shalom (Amor pela paz, em hebraico) é destaque em Prêmio Internacional recebido pelo Hillel Rio de Janeiro

No dia 23 de setembro de 2018, ocorreu a montagem da Sucá na sinagoga dando início aos preparativos do Chag (feriado). Nas fotos, há alguns integrantes da comunidade judaica no subúrbio da Leopoldina (RJ) ajudando na montagem.



A sinagoga Ahavat Shalom teve seu apogeu com a solidificação e expansão da comunidade judaica na região da Leopoldina, que se deu entre os anos 1930 e 1960

. Fundação:

Criada entre 1950 e 1951, a Sinagoga Ahavat Shalom faz parte do Centro Israelita do Subúrbio da Leopoldina. Há mais de 65 anos sendo a referência do Ishuv de Olaria, Ramos e adjacências, e também um memorial a todos os responsáveis por  estabelecer as raízes de nosso povo na região, sendo de base para o crescimento e fortalecimento de nossa comunidade no Rio de Janeiro.



Criada entre 1950 e 1951 com a fusão de duas casas de orações muito próximas que estavam situadas no coração da comunidade de Olaria, que era concentrada em duas ou três ruas

. Nossa história:

A sinagoga Ahavat Shalom teve seu apogeu com a solidificação e expansão da comunidade judaica da Leopoldina, que se deu entre os anos 1930 e 1960. Criada entre 1950 e 1951 com a fusão de duas casas de orações muito próximas que estavam situadas no coração da comunidade de Olaria, que era concentrada em duas ou três ruas. A primeira casa de oração abrigava judeus oriundos da Rússia, Romênia e Lituânia, e a outra, judeus oriundos da Polônia.
A sinagoga situada na rua Filomena Nunes, que funcionava juntamente ao Grêmio Stephan Zweig, acabou fechando suas portas devido à uma onda de transição dos judeus que ali viviam terem melhorado financeiramente e se mudado para a Zona Sul do Rio e Tijuca. A outra, situada na rua Juvenal Galeno, cujo nome significa Amor à Paz (Ahavat Shalom), resiste até os dias de hoje.

Alguns integrantes da comunidade judaica no subúrbio da Leopoldina (RJ) ajudaram na montagem da sucá (cabana)

. Resistência:

Imponente ao tempo e obstáculos, a Sinagoga Ahavat Shalom atualmente é mantida pelo esforço dos poucos membros do Ishuv de Olaria, bem como parte da comunidade que vivia em Olaria no passado. De linha Ortodoxa e Nussach Ashkenazi, a Sinagoga remonta aos longínquos tempos em que o Idish soava pelas ruas de nosso bairro e vez ou outra, uma Zemirot de Shabat era escutada bem ao fundo. 


Imponente ao tempo e obstáculos, a Sinagoga Ahavat Shalom atualmente é mantida pelo esforço dos poucos membros do Ishuv de Olaria, bem como parte da comunidade que vivia no bairro e adjacências no passado

. Portas abertas:

Com serviços semanais em todo Shacharit de Shabat, e nas principais festividades judaicas, as portas estão abertas à toda a Comunidade Judaica do Rio de Janeiro. Vá conhecer!

. Fonte:

http://www.sinagogaahavatshalom.com/

Nenhum comentário: