27 de abril de 2021

JUDAÍSMO: A RELAÇÃO ENTRE "MILAGRE" E "FÉ"


existência de D’us independe de seres humanos que acreditem ou não em Sua existência. D’us existe mesmo que ninguém o creia

Pessach é a festa da fé. É conhecida pela Matzá que comemos, chamada de “pão da fé”, e pelos milagres que comemora, como são contados no Livro Êxodo e na Hagadá que recitamos durante o Seder. A fé e os milagres são temas que fazem parte de qualquer religião – e certamente da nossa. Mas qual o significado da fé e dos milagres segundo o Judaísmo?

O "GABINETE JUDAICO" DO PRESIDENTE JOE BIDEN


O consistente apoio do novo presidente a Israel tem sido uma constante em todas as cinco décadas de sua carreira na vida pública, desde que foi eleito para o Senado americano em 1972

Muitos se perguntam como será o novo Presidente dos Estados Unidos e quais os seus vínculos com a comunidade judaica americana e com Israel. Vejamos, pois, algumas de suas principais escolhas: O Chefe de Gabinete, Secretário de Estado, Secretário de Segurança Interna, Secretário do Tesouro e seu Procurador Geral (equivalente ao nosso Ministro da Justiça) estão entre os membros judeus do gabinete de Governo do Presidente Biden.

HOLOCAUSTO: MÉDICOS NAZISTAS, INDIGNOS DE HOMENAGENS


Médicos julgados em Nuremberg por crimes de guerra e contra a humanidade, em 1947

por Morton Scheinberg

Não obstante os persistentes esforços da Sociedade de Medicina Interna Alemã (SAMI) para evitar que as atrocidades médicas realizadas no Terceiro Reich se tornassem públicas, as aberrações médicas ocorridas nesse período acabaram por vir à tona, levando à reconsideração de títulos honoríficos concedidos a médicos que praticaram atrocidades durante o nazismo. O legado da medicina nazista e o papel da Sociedade Alemã tem sido tema de discussões no âmbito médico nas últimas décadas.