29 de fevereiro de 2020

JUDAÍSMO: O QUE É FÉ (אמונה)?


Fé (אמונה = Emuná, em hebraico) implica uma atitude contrária à dúvida e está intimamente ligada à confiança

Fé (אמונה = Emuná, em hebraico) é uma palavra que significa "confiança", "crença", "credibilidade". A fé é um sentimento de total de crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa.

27 de fevereiro de 2020

O CANTOR SAMMY DAVIS JR.: CONVERSÃO AO JUDAÍSMO


Sammy perdeu o olho esquerdo em um acidente de carro e, posteriormente, se converteu ao Judaísmo, encontrando semelhanças entre a opressão vivida por comunidades afro-americanas e judeus

Samuel George Davis Jr. (8 de dezembro, 1925 - maio de 1990) foi um cantor americano, músico, dançarino, ator, vaudevillian e comediante. Ele era conhecido por suas impressões de atores, músicos e outras celebridades. Na idade de 3 anos, Davis começou sua carreira no vaudeville com seu pai, Sammy Davis Sr. eo Mastin Trio Will , que excursionou pelos EUA. Após o serviço militar, Davis voltou para o trio. Davis tornou-se uma sensação de noite na sequência de um nightclub em Ciro (em West Hollywood ) após os Academy Awards 1951. Com o trio, ele se tornou um artista contratado pela gravadora. Em 1954, ele perdeu o olho esquerdo em um acidente de carro, e alguns anos mais tarde, ele se converteu ao Judaísmo, encontrando semelhanças entre a opressão vivida por comunidades afro-americanas e judeus.

26 de fevereiro de 2020

COMO O JUDAÍSMO INTERPRETA UM MILAGRE (נס)?!


Mas, o que é um milagre? Como o define o Judaísmo? E qual o seu propósito? A palavra para milagre em hebraico é "Ness" (נס) e o plural "Nissim" 

Chanucá e Purim – as duas festas rabínicas – celebram milagres que o Povo Judeu vem comemorando, geração após geração, há mais de dois mil anos. As festas bíblicas, particularmente Pessach – que marca a gênese do Povo Judeu como nação plena – também celebram, de uma forma ou de outra, milagres realizados por D’us com nossos ancestrais. Não há dúvida de que os milagres predominam no Judaísmo e constituem um assunto que a maioria das pessoas julga fascinante. Mas, o que é um milagre? Como o define o Judaísmo? E qual o seu propósito?

EXPRESSÃO BÍBLICA: QUAL É O SIGNIFICADO REAL DA PALAVRA "SELÁ" (סֶלָה)?!



O cantor Lionel Ritchie popularizou a palavra "Selá" (סֶלָה) no belíssimo reggae "Sela"

Selá (em hebraico: סֶלָה, também transliterada como selāh) é uma palavra usada frequentemente na Bíblia hebraica (Torá), predominantemente em Livro de Salmos mas também no Habacuque. Trata-se de uma instrução sobre a leitura do texto, mas seu significado exato ainda é debatido.

25 de fevereiro de 2020

EVA GEIRINGER SCHLOSS: "IRMÃ POSTIÇA" DE ANNE FRANK - POR REUVEN FAINGOLD


“A História de Eva” narra o destino trágico de uma das tantas famílias judias sob ocupação nazista na Europa

Eva Geiringer Schloss conheceu de perto o inferno. Ainda adolescente, foi capturada e transportada para Auschwitz-Birkenau, teve melhor sorte que Anne Frank e conseguiu sobreviver à 2ª Guerra. Escreveu dois livros e uma peça de teatro relatando suas experiências. Hoje mora em Londres e se dedica a perpetuar a memória do holocausto.