27 de fevereiro de 2020

O CANTOR SAMMY DAVIS JR.: CONVERSÃO AO JUDAÍSMO


Sammy perdeu o olho esquerdo em um acidente de carro e, posteriormente, se converteu ao Judaísmo, encontrando semelhanças entre a opressão vivida por comunidades afro-americanas e judeus

Samuel George Davis Jr. (8 de dezembro, 1925 - maio de 1990) foi um cantor americano, músico, dançarino, ator, vaudevillian e comediante. Ele era conhecido por suas impressões de atores, músicos e outras celebridades. Na idade de 3 anos, Davis começou sua carreira no vaudeville com seu pai, Sammy Davis Sr. eo Mastin Trio Will , que excursionou pelos EUA. Após o serviço militar, Davis voltou para o trio. Davis tornou-se uma sensação de noite na sequência de um nightclub em Ciro (em West Hollywood ) após os Academy Awards 1951. Com o trio, ele se tornou um artista contratado pela gravadora. Em 1954, ele perdeu o olho esquerdo em um acidente de carro, e alguns anos mais tarde, ele se converteu ao Judaísmo, encontrando semelhanças entre a opressão vivida por comunidades afro-americanas e judeus.



Um dia em um campo de golfe com Jack Benny, ele foi perguntado qual sua deficiência física: "Deficiente?" Ele perguntou. "Falar de deficiente. Eu sou caolho, negro e judeu"

Carreira cinematográfica de Davis começou já na infância, em 1933. Em 1960, ele apareceu no Rat Pack filme 11 . Depois de um papel de protagonista na Broadway em Mr. Wonderful (1956), ele voltou ao palco em 1964 da Golden Boy . Em 1966 ele teve seu próprio programa de variedades TV, intitulado The Sammy Davis Jr. Mostra. A carreira de Davis desacelerou no final dos anos 1960, mas ele tinha um disco de sucesso com " The Candy Man " em 1972 e se tornou uma estrela em Las Vegas , o que lhe valeu o apelido de "Senhor Show Business".

Davis teve um relacionamento complexo com a comunidade negra e atraiu críticas depois de apoiar publicamente o presidente Richard Nixon em 1972. Um dia em um campo de golfe com Jack Benny, ele foi perguntado qual sua deficiência física:

"Deficiente?" Ele perguntou. "Falar de deficiente. Eu sou um caolho, negro e judeu".  Este tornou-se o "comentário assinatura" dele e foi citado em sua autobiografia e em inúmeros artigos.

Depois de se reunir com o Frank Sinatra e Dean Martin em 1987, Davis viajou com eles e Liza Minnelli internacionalmente, antes de morrer de câncer de garganta em 1990, aos 64 anos. Ele morreu em dívida para com a Receita Federal e sua propriedade foi objeto de disputas legais. Davis foi premiado com a Medalha Spingarn pela NAACP e foi nomeado para um Globo de Ouro e um Emmy Award por suas performances de televisão. Ele foi o recipiente do Kennedy Center Honors , em 1987, e em 2001, ele recebeu postumamente o Grammy Lifetime Achievement Award . Em 2017, ele foi introduzido no Hall Rhythm & Blues da fama por ser o maior artista do mundo, disse o fundador Lamont "Showboat" Robinson.


Sammy Davis Jr. converteu-se ao Judaísmo em 1961

. Acidente e conversão:

Davis quase morreu em um acidente automobilístico em 19 de Novembro de 1954, em San Bernardino, Califórnia, quando ele estava fazendo uma viagem de retorno de Las Vegas para Los Angeles (CA). No ano anterior, ele tinha iniciado amizade com o comediante e apresentador Eddie Cantor , que lhe dera uma mezuzah . Em vez de colocá-la à sua porta como uma bênção tradicional judaica, Davis a usava em volta do pescoço para dar sorte. A única vez em que ele esqueceu foi na noite do acidente. O acidente ocorreu num cruzamento na US Route 66 entre as vias  Cajon Boulevard e Kendall. Davis perdeu seu olho esquerdo devido o choque contra o botão da buzina em forma de bala (uma característica padrão em 1954 e 1955 nos veículos Cadillacs) como resultado. Seu amigo, o ator Jeff Chandler , disse que daria um de seus próprios olhos se isso livrasse Davis da cegueira total. Davis usou um tapa-olho por pelo menos seis meses após o acidente. Ele foi caracterizado com o tapa-olho na capa de seu álbum de estréia. Posteriormente, ele recebeu um olho de vidro , que usou para o resto de sua vida.

. Semelhança entre judeus e negros:

Eddie Cantor conversou com Davis no hospital sobre as semelhanças entre os judeus e os negros. Davis, que nasceu de uma mãe católica e pai protestante, começou a estudar a história dos judeus. Ele converteu-se ao Judaísmo vários anos mais tarde, em 1961. Uma passagem de suas leituras (do livro A História dos Judeus por Abram L. Sachar ), descrevendo a resistência do povo judeu, o interessava em especial: 

"Os judeus não morreriam. Três milênios de ensino profético lhes tinha dado um espírito inabalável de resignação e criou neles uma vontade de viver que nenhum desastre poderia esmagar". 


Samuel George Davis Jr. (8 de dezembro, 1925 - maio de 1990) foi um cantor judeu americano, músico, dançarino, ator, vaudevillian e comediante

O acidente marcou a mudança na carreira de Davis, levando-o a partir de um artista bem conhecido para uma celebridade nacional.

Nenhum comentário: