5 de julho de 2009

A ORIGEM MÍSTICA DE LILITH – A PRIMEIRA MULHER ANTES DE EVA




ADÃO: MACHO E FÊMEA


O primeiro capitulo da Bíblia, conta a história de Adão e Eva ...mas segundo o Zohar (comentário rabínico dos textos sagrados), Eva não é a primeira mulher de Adão. Quando Deus criou o Adão, o Criador o fez macho e fêmea, depois cortou-o ao meio, chamou a esta nova metade Lilith e deu-a em casamento a Adão. Mas Lilith recusou, não queria ser oferecida a ele, tornar-se desigual, inferior, e fugiu. Deus tomou uma costela de Adão e criou Eva, mulher submissa, dócil, inferior perante o homem.
De acordo com Hermínio, "Lilith foi feita por Deus, de barro, à noite, criada tão bonita e interessante que logo arranjou problemas com Adão". Esse ponto teria sido retirado da Bíblia pela Inquisição. O astrólogo assinala que ali começou a eterna divergência entre o masculino e o feminino, pois Lilith não se conformou com a submissão ao homem.

O mito de Lilith pertence à grande tradição dos testemunhos orais que estão reunidos nos textos da sabedoria rabínica definida na versão jeovística, que se coloca lado a lado, precedendo-a de alguns séculos, da versão bíblica dos sacerdotes. Sabemos que tais versões do Gênesis - e particularmente o mito do nascimento da mulher - são ricas de contradições e enigmas que se anulam. Nós deduzimos que a lenda de Lilith, primeira companheira de Adão, foi perdida ou removida durante a época de transposição da versão jeovística para aquela sacerdotal, que logo após sofre as modificações dos pais da igreja.

REBELDIA FEMININA

No Talmude, ela é descrita como a primeira mulher de Adão. Ela brigou com Adão, reivindicando igualdade em relação a seu marido, deixando-o "fervendo de cólera". Lilith queria liberdade de agir, de escolher e decidir, queria os mesmos direitos do homem mas quando constatou que não poderia obter status igual, se rebelou e, decidida a não submeter-se a Adão e, a odia-lo como igual, resolveu abandona-lo. Segundo as versões aramaica e hebraica do Alfabeto de Ben Sirá (século 6 ou 7). Todas as vezes em que eles faziam sexo, Lilith mostrava-se inconformada em ter de ficar por baixo de Adão, suportando o peso de seu corpo. E indagava: "Por que devo deitar-me embaixo de ti? Por que devo abrir-me sob teu corpo? Por que ser dominada por ti? Contudo, eu também fui feita de pó e por isso sou tua igual." Mas Adão se recusava a inverter as posições, consciente de que existia uma "ordem" que não podia ser transgredida. Lilith deve submeter-se a ele pois esta é a condição do equilíbrio preestabelecido. Vendo que o companheiro não atendia seus apelos, que não lhe daria a condição de igualdade, Lilith se revolta, pronuncia nervosamente o nome de Deus, faz acusações a Adão e vai embora; é o momento em que o Sol se despede e a noite começa a descer o seu manto de escuridão soturna, tal como na ocasião em que Deus fez vir ao mundo os demônios.

DOR DO ABANDONO - A SOLIDÃO DE ADÃO


Adão sente a dor do abandono; entorpecido por um sono profundo, amedrontado pelas trevas da noite, ele sente o fim de todas as coisas boas. Desperto, Adão procura por Lilith e não a encontra: Procurei-a em meu leito, à noite, aquele que é o amor de minha alma; procurei e não a encontrei" (Cântico dos Cânticos III, 1). Lilith partiu rumo ao mar vermelho (Diz-se que quando Adão insistiu em ficar por cima durante as relações, Lilith usou seus conhecimentos mágicos para voar até o Mar Vermelho). Lá onde habitam os espíritos malignos, segundo a tradição hebraica. É um lugar maldito, o que sugere que Lilith se afirmou como um demônio, e é o seu caráter demoníaco que leva a mulher a contrariar o homem e o questionar em seu poder. Desde então, Lilith tornou-se a noiva de Samael, o senhor das forças do mal do Outro Lado. Como conseqüência, deu à luz toda uma descendência demoníaca, conhecida como "Liliotes ou Linilins", na prodigiosa proporção de cem por dia.

EVA: A MULHER SUBMISSA


Alguns escritos contam que Adão queixou-se a Deus sobre a fuga de Lilith e, para compensar a tristeza de Adão, Deus resolveu criar Eva, moldada exatamente como as exigências da sociedade patriarcal. A mulher feita a partir de um fragmento de Adão. É o modelo feminino permitido ao ser humano pelo padrão ético judaico-cristão. A mulher submissa e voltada ao lar. Assim, enquanto Lilith é força destrutiva (o Talmude diz, pejorativamente, que ela foi criada com imundície e lodo), Eva, a submissa, é construtiva e Mãe de toda Humanidade (ela foi criada da carne e do sangue de Adão).
Deus tenta salvar a situação, primeiro ordenando-lhe que retorne e, depois, enviou ao seu encalço uma guarnição de três anjos, Sanvi, Sansavi e Samangelaf, para tentar convencê-la; porém, uma vez mais e com grande fúria, ela se recusou a voltar. Lilith está irredutível e transformada. Ela desafiou o homem, profanou o nome do Pai e foi ter com os espíritos das trevas. Como poderia voltar ao seu esposo? Os anjos ainda ameaçaram: "Se desobedeces e não voltas, será a morte para ti." Lilith , entretanto, em sua sapiência demoníaca, sabe que seu destino foi estabelecido pelo próprio Deus. Ela está identificada com o lado demoníaco e não é mais a mulher de Adão. Acasalando-se com os diabos, Lilith traz ao mundo cem demônios por dia, os Lilim, que são citados inclusive na versão sacerdotal da Bíblia. Deus, por seu lado, inicia uma incontrolável matança dessas criaturas, que, por vingança, são enfurecidas pela sua genitora. Está declarada a guerra ao Pai. Os homens, as crianças, os inválidos e os recém-casados, são as principais vítimas da vingança de Lilith. Ela cumpre a sua maligna sorte e não descansará assim tão cedo.
Uma outra versão diz que foram os anjos que mataram os filhos que tivera com Adão. Tão rude golpe transformou-a, e ela tentou matar os filhos de Adão com sua segunda esposa, Eva.

PODER SOBRE AS CRIATURAS


Lilith Alegou ter poderes vampíricos sobre bebês, mas como os anjos a queriam impedir, fizeram-na prometer que, onde quer que visse seus nomes, ela não faria nenhum mal aos humanos. Então, como não podia vencê-los, ela fez um trato com eles: concordou em ficar afastada de quaisquer bebês protegidos por um amuleto que tivesse o nome dos três anjos. Não obstante, esse ódio contra Adão e contra sua nova (e segunda) mulher, Eva, resultou, para Lilith, no desabafo da sua fúria sobre os filhos deles e de todas as gerações subseqüentes.
A partir daí, Lilith assume plenamente sua natureza de demônio feminino, voltando-se contra todos os homens, de acordo com o folclore assírio, babilônico e hebraico. E são inúmeras as descrições que falam do pavor de suas investidas.
ORGASMOS DEMOLIDORES
Conta-se, por exemplo, que Lilith surpreendia os homens durante o sono e os envolvia com toda sua fúria sexual, aprisionando-os em sua lasciva demoníaca, causando-lhes orgasmos demolidores. Ela montava-lhes sobre o peito e, sufocando-os (pois se vingava por ter sido obrigada a ficar "por baixo" na relação com Adão), conduzia a penetração abrasante. Aqueles que resistiam e não morriam ficavam exangues e acabavam adoecendo. Por isso Lilith também está identificada com o tradicional vampiro. Seu destino era seduzir os homens, estrangular crianças e espalhar a morte.
Durante os primeiros séculos da era cristã, o mito de Lilith ficou bem estabelecido na comunidade judaica. Lilith aparece no Zohar, o livro do Esplendor, uma obra cabalística do século 13 que constitui o mais influente texto hassídico e no Talmude, o livro dos hebreus. No Zohar, Lilith era descrita como succubus, com emissões noturnas citadas como um sinal visível de sua presença. Os espíritos malignos que empesteavam a humanidade eram, acreditava-se, o produto de tais uniões. No Zohar Hadasch (seção Utro, pág. 20), está escrito que Samael - o tentador - junto com sua mulher Lilith, tramou a sedução do primeiro casal humano. Não foi grande o trabalho que Lilith teve para corromper a virtude de Adão, por ela maculada com seu beijo; o belo arcanjo Samael fez o mesmo para desonrar Eva: E essa foi a causa da mortalidade humana. O Talmude menciona que "Quando a serpente envolveu-se com Eva, atirou-lhe a mácula cuja infecção foi transmitida a todos os seus descendentes... (Shabbath, fol. 146, recto)". Em outras partes, o demônio masculino leva o nome de Leviatã, e o feminino chama-se Heva. Essa Heva, ou Eva, teria representado o papel da esposa de Adão no éden durante muito tempo, antes que o Senhor retirasse do flanco de Adão a verdadeira Eva (primitivamente chamada de Aixha, depois de Hecah ou Chavah). Das relações entre Adão e a Heva-serpente, teriam nascido legiões de larvas, de súcubos e de espíritos semiconscientes (elementares).

O SURGIMENTO DO LEVIATÃ


Os rabinos fazem de Leviatã uma espécie de ser andrógino infernal, cuja a encarnação macho (Samael) é a "serpente insinuante" e a encarnação fêmea (Lilith), é a "cobra tortuosa" . Segundo o Sepher Emmeck-Ameleh, esses dois seres serão aniquilados no fim dos tempos: "Nos tempos que virão o Altíssimo (bendito seja!) decapitará o ímpio Samael, pois está escrito (Is. XVII, 1): 'Nesse tempo Jeová com sua espada terrível visitará Leviatã, a serpente insinuante que é Samael e Leviatã, a cobra tortuosa que é Lilith' (fol. 130, col. 1, cap.XI). Também segundo os rabinos, Lilith não é a única esposa de Samael; dão o nome de três outras: Aggarath, Nahemah e Mochlath. Mas das quatro demônias, só Lilith dividirá com o esposo a terrível punição, por tê-lo ajudado a seduzir Adão e Eva. Aggarath e Mochlath tem apenas um papel apagado, ao contrário do que acontece com as outras duas irmãs, Nahemah e Lilith.

26 comentários:

Alexandre Amaral disse...

Muito bom mesmo. Show.

Alexandre Amaral disse...

Muito bem mesmo. Parabéns. Show.

Carol Vaz disse...

Adorei o artigo, parabéns

Carol Vaz disse...

Adorei o artigo :)

Unknown disse...

cara é legal e acredito que perdemos material ao longo da historia sobre as religiões judaico cristã, material que ajudaria a ter um entendimento mais claro nos tempos modernos pode me indicar livros da cultura judaica e estudos para tre entendimento mais claro do assunto desde ja agradeço.

Ptula Qlaker disse...

Muito bom esse artigo. Bravissimo! !!

Ptula Qlaker disse...

Muito bom o artigo. Bravissimo! !!!

Unknown disse...

Mito

Unknown disse...

creio somente na biblia pela fé ,eva foi a unica mulher de adão .

Anônimo disse...

Conheço uma Lilith que é tudo isso e mais um pouco, kkkkkk

Anônimo disse...

A LILITH SEDUZIA TANTOS HOMENS, POR QUE NA ÉPOCA ELA NÃO ME CONHECIA.K K K K

Unknown disse...

Amei!

Gabriel disse...

Muito bom, Grato!

Messianic Cry disse...

Melhor explicação sobre Lilith que eu já lí!

Unknown disse...

Deus pode permitir de coisas ruins acontecerem, pois as razões justificam os meios, mas o que Deus ganharia dando poder ao ser humano de ter escondido a verdade por completa(Tirar livros e informações importantes da escritura sagrada)? Se Deus deixou a verdade ser escondida, como o ser humano pode ter um embasamento de como é o carater e quem realmente é Deus? Com essa teoria a se coloca uma dúvida na bíblia ou torah, como se qualquer palavra ou ensinamento poderia ser mutável ou entendido de forma diferente -- de acordo com a propria vontade de justificar suas ações -- essa teoria lílitica é totalmente uma controvérsia para quem realmente crê em Deus Jeová e na bíblia ou torah como palavras inspiradas pelo próprio Deus. Não estou defendendo uma verdade, apenas questionando a congruência e concordância dos fatos.

Eliezer Antonio Botelho. disse...

É bom pesquisar, sem se deixar envolver com qualquer lenda.Em caso de dúvidas, fiquemos com a versão tradicional,da bíblia. Evitem aborrecimentos, amigos.
Eliezer Antônio Botelho (pastor batista).

Daya Lina disse...

Primeiro, Deus deu livre arbítrio ..por isso não fica toda hora intervindo nas cagadas nossa e eu li o livro de Enoque ..Enoque foi um grande cara segunda a bíblia..e pq a igreja católica tirou..Deus gostava tanto dele q Enoque subiu aos céus ..é mesmo assim não temos o livro de Enoque na Bíblia , estranho não é.. talvez Deus queira q nós pesquisamos a verdadeira palavra de Deus.. na nossa bíblia tem o essencial para viver..os apócrifos e os que foi retirado é para aumentar o entendimento bíblico..

Somos de Casa disse...

Sinceramente,isso é muito controverso e complicado.

Andréia Moreira disse...

Assunto p estudo mais aprofundado. Gostei muito!

CASA EM MANAUS AM Bem Morar Imoveis disse...

Tem que acreditar no super mem também é cada um

Cláudio Barts disse...

Mito puro, como se já nao bastasse a própria criação do homem, da Eva ser feita da costela do homem, da serpente que fala,etc... Aí é mitologia até o talo.

William Lira disse...

Muitos livros foram selados para serem revelados e/ou compreendido no fim dos temlos. Tal como o livro de Daniel que o priprio anjo sela e fala pra ele que ele não tem que entender, pois aquele livro não era para sua geração. O primeiro livro de Enoque também foi escrito para as pessoas do tempo do fim, mais precisamente para aquelas que estarão vivas na ocasião da tribulação. Portanto, não vejo problema nisso.

Unknown disse...

Creio na veracidade total e absoluta da Bíblia que foi divinamente inspirada e apresenta Jesus como Salvador de toda humanidade,esse artigo místico produz apenas divergências.

Unknown disse...

Como Lilith podia ser demônio se ela não desobedeceu a Deus?
Deus gostava de Lilith, pois mandou 3 anjos pedir a ela que retornasse.
O primeiro homicídio não foi realizado por Lilith e sim por Caim filho de Adão e Eva.
Portanto Lilith não pode ser um demônio, simplesmente pelo fato de não ser submissa ao homem.

Alexandre Jeesus disse...

Essa história pareçe com os dias atuais, onde as mulheres não querem ser submissas aos homens !
Gostei muito do artigo 👏👏

Anônimo disse...

Como assim papel apagado?