24 de outubro de 2018

DOCUMENTÁRIO NOVOS LARES: JUDEUS EM NILÓPOLIS (RJ)


A cidade de Nilópolis era uma antiga fazenda loteada, a uma hora de trem (30 km) da capital fluminense, e foi para lá que cerca de 300 famílias judias rumaram

Em 2009, a Academia Brasileira de Letras (ABL) e a Federação Israelita do Rio de Janeiro (FIRJ) convidou para a exibição do filme "Novos Lares - Judeus em Nilópolis", com direção de Radamés Vieira, que aconteceu no dia 12 de agosto, no Teatro R. Magalhães Jr.



No Rio de Janeiro, os imigrantes precisaram encontrar um lugar compatível com o espaço que demandavam com seu baixo poder aquisitivo

Inspirado no livro Vivência Judaica em Nilópolis, de Esther London, o filme, com 75 minutos de duração, relata a história de 300 famílias judias que se estabeleceram no município da Baixada Fluminense a partir de 1920, quando judeus do Leste Europeu passaram a migrar para diversas partes do mundo, inclusive o Brasil.

. Saiba mais:

No Rio de Janeiro, os imigrantes precisaram encontrar um lugar compatível com o espaço que demandavam com seu baixo poder aquisitivo. Nilópolis era uma antiga fazenda loteada, a uma hora de trem da capital, e foi para lá que cerca de trezentas famílias rumaram. As famílias, incluindo a de Esther (a maioria vinda da Polônia, numa época em que a Rússia czarista perseguia a população judaica), praticamente desbravaram o município e foram os responsáveis pelo começo de sua urbanização, montando uma numerosa comunidade e até construindo uma sinagoga, a Tiferet Israel, fechada desde 1970. Na comunidade de Nilópolis, falava-se quatro línguas: português, polonês, hebraico e iídiche. E ainda havia convivência entre imigrantes judeus e árabes, que também viviam na região.

. Fonte:

http://www.academia.org.br/noticias/novos-lares-judeus-em-nilopolis-e-exibido-na-abl

Nenhum comentário: