17 de novembro de 2018

O QUE É BAR MITZVAH (בַּר מִצְוָה)?


Ritual inclui estudos, leituras e obrigações

É a cerimônia judaica que marca a passagem de um garoto à vida adulta, aos 13 anos. A partir dessa idade, ele assume sua maioridade religiosa e passa a ter responsabilidades perante sua comunidade e suas tradições. A festa tem alguns rituais específicos da religião, que você confere a seguir, mas também pode incorporar algumas tradições comuns a qualquer aniversário, como bolo, presentes e comes e bebes.



A partir dos 13 anos, o menino assume sua maioridade religiosa e passa a ter responsabilidades perante sua comunidade e suas tradições

. Você é um "homem" agora:

Antes da festa, por período que pode chegar a um ano, o garoto estuda a língua hebraica e a Torá, o livro sagrado do judaísmo. Na cerimônia, ele realiza sua primeira leitura pública desse texto para sua comunidade. Geralmente, isso ocorre na sinagoga, e o trecho escolhido é uma das 54 porções semanais do Torá, chamadas de Parashat.
Algumas congregações incentivam a leitura da Haftará (trecho dos livros dos profetas) e a realização do D¿var Torá (uma explicação do tema da Parashat). Logo depois, o rito de passagem é celebrado com muito canto e uma chuva de balinhas jogadas por amigos e parentes, para que o homenageado tenha uma vida doce.
Entre as novas obrigações do garoto estão o uso do tefilim e do talit. O primeiro são duas caixinhas de couro com uma das principais rezas judaicas, o Shemá Israel. Uma é presa ao braço esquerdo, mãos e dedos e a outra é envolta na cabeça. O talit é um xale de lã, seda ou linho, com franjas nas pontas, para cobrir ombros e cabeça durante as preces
A festa também pode incluir quitutes típicos, como o rugelach (feito de damasco, passas e nozes), e danças e músicas tradicionais.



Ela acontece aos 12 anos, porque, na visão judaica, as mulheres se desenvolvem mais rápido que os homens

. A vez das meninas:

Elas começam mais cedo. A festa das garotas se chama bat mitzvah (בת מצוה). Ela acontece aos 12 anos, porque, na visão judaica, as mulheres se desenvolvem mais rápido que os homens. Nas congregações mais liberais, a celebração é parecida com a dos meninos. Mas, nas comunidades mais ortodoxas, as meninas não podem fazer a leitura da Torá na sinagoga.

. Fontes:

Revista Morashá e sites Cafetorah e WebJudaica

CONSULTORIA: Henrique David Plattek, educador do Centro de Cultura Judaica

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-e-um-bar-mitzvah/

Nenhum comentário: