9 de junho de 2018

ESCULTURA DE 3 MIL ANOS DE REI BÍBLICO MISTERIOSO É ENCONTRADA EM ISRAEL


Uma estatueta da cabeça de um rei que data dos tempos bíblicos está em exposição no Museu de Israel

JERUSALÉM - Uma escultura enigmática de uma cabeça de rei, datada de quase 3.000 anos, desencadeou um mistério moderno, à medida que os estudiosos tentam descobrir de quem é a face. A escultura de 2 polegadas é um exemplo extremamente raro de arte figurativa da Terra Santa durante o século IX a.C.; um período associado aos reis bíblicos. Requintadamente preservada, apesar de um pouco de barba perdida, nada assim foi encontrado antes.





Durante as escavações em Abel-Beth-Maacah, um voluntário atingiu uma nova camada no solo, que data de 3 mil anos

Enquanto os estudiosos estão certos de que a figura de barba severa que usa uma coroa de ouro representa a realeza, eles têm menos certeza de qual rei ele simboliza, ou qual reino ele pode ter governado.
Arqueólogos desenterraram a estatueta em 2017. Durante escavações em um site chamado Abel-Beth-Maacah, localizado ao sul da fronteira de Israel com o Líbano, perto da cidade moderna de Metula.
Arqueólogos do século XIX identificaram o local, que então abrigava uma aldeia chamada Abil al-Qamh, com a cidade de nome similar mencionada no Livro dos Reis.
Durante o século 9 aC, a cidade antiga ficava situada em uma zona liminar entre três potências regionais: o reino sírio com sede em Damasco, a leste, a cidade fenícia de Tiro, a oeste, e o reino israelita, com sua capital em Samaria ao sul.
Reis 1 15:20 menciona Abel Beth Maacah em uma lista de cidades atacadas pelo rei da Araméia, Ben Hadad, em uma campanha contra o reino israelita.
"Esta localização é muito importante porque sugere que o site pode ter mudado de poderes entre essas organizações políticas, mais provável Entre Aram-Damasco e Israel", disse o arqueólogo da Universidade Hebraica Naama Yahalom-Mack, que liderou a escavação com a Azusa Pacific University da Califórnia desde 2013.



Arqueólogos do século XIX identificaram o local, que então abrigava uma aldeia chamada Abil al-Qamh, com a cidade de nome similar mencionada no Livro dos Reis

A equipe de Yahalom-Mack estava cavando através do piso de uma enorme estrutura da Idade do Ferro no verão de 2017, quando um voluntário atingiu uma nova camada no solo. A camada onde a cabeça foi encontrada data do século IX a.C., a época associada aos reinos bíblicos rivais de Israel e Judá.
Em um movimento raro, arqueólogos e curadores do Museu de Israel em Jerusalém se apressaram em colocar a peça em exibição pública. Um relatório detalhado está definido para publicação na edição de junho da revista Near Eastern Archaeology.


Vista aérea da cidade ancestral Abel-Beth-Maacah; onde foi encontrada a estátua da cabeça do rei bíblico

Eran Arie, o curador da Idade do Ferro e arqueologia persa do Museu de Israel, disse que a descoberta era única. "Na Idade do Ferro, se existe alguma arte figurativa, e não há muito, é de muito baixa qualidade. E essa é de excelente qualidade ".
A estatueta real é feita de "faiança", um material semelhante a vidro que era popular em jóias e pequenas figuras humanas e animais no antigo Egito e no Oriente Médio.
"A cor do rosto é esverdeada devido à essa tonalidade de cobre que temos na pasta de silicato", disse Yahalom-Mack. Mas uma pista crucial para identificá-lo como um monarca do Oriente Médio foi seu "penteado muito interessante", disse ele.



O penteado é semelhante ao modo como os antigos egípcios descreviam os povos vizinhos do Oriente Médio na arte.

Os cabelos da figura barbada é puxado para trás em grossos cachos que cobrem as orelhas, e é mantido no lugar por um diadema de ouro. Seu penteado é semelhante ao modo como os antigos egípcios descreviam os povos vizinhos do Oriente Médio na arte.
"O tipo de rosto representa a maneira genérica como as pessoas semitas são descritas", disse ele.
Como a datação por carbono 14 não pode fornecer uma data mais exata para a criação da estátua, a não ser em algum momento do século IX a.C, o grupo de monarcas possíveis é grande. Yahalom-Mack especlou que possa Ben Hadad ou Hazael de Damasco, Jehú de Israel ou Ahab, ou Ithobaal de Tiro, todos os reis que aparecem na narrativa bíblica.
"Estamos apenas adivinhando aqui, é como um jogo", disse ele. "É como um 'olá' do passado, mas não sabemos mais nada sobre isso".
Enquanto os estudiosos discutem se a cabeça era uma peça independente ou parte de uma estátua maior, a equipe da Universidade Hebraica deve reiniciar a escavação neste mês no local onde a cabeça do rei misterioso foi encontrada.

. Fonte:

https://www.newhistorian.com/could-this-2800-year-old-sculpture-show-us-the-face-of-a-biblical-king/8704/

Nenhum comentário: